- Jovem de 16 anos continua a quebrar barreiras
- Final de pares 100% australiana
Angelina Voloshchuk impôs-se no duelo de jovens portuguesas frente a Matilde Jorge e apurou-se, na tarde desta sexta-feira, para as meias-finais do quadro principal de singulares do Setúbal Ladies Open, o ITF de 25.000 dólares que o Clube de Ténis de Setúbal organiza pela primeira vez, entre os dias 4 e 11 de junho, com os apoios da Câmara Municipal de Setúbal e da Federação Portuguesa de Ténis.
A viver a melhor semana da carreira, a tenista de apenas 16 anos — que depois deste torneio entrará pela primeira vez no ranking WTA e logo entre as 1.000 primeiras — impôs-se à compatriota de dois anos graças aos parciais de 7-5 e 6-4 após 1h53.
Voloshchuk é a atual campeã nacional de sub 16, enquanto Jorge é a detentora do título de campeã nacional de sub 18. Em comum, as duas jogadoras que este ano representaram Portugal na Billie Jean King Cup também têm o facto de terem celebrado precisamente no Clube de Ténis de Setúbal a conquista de títulos de campeãs nacionais em sub 14.
Para celebrar a terceira vitória da semana, Voloshchuk precisou de recuperar de um break de desvantagem em ambas as partidas: na primeira esteve mesmo a perder por 3-5, acabando por 'encaixar' quatro jogos consecutivos com a chave a estar no jogo de serviço de Jorge ao 5-5 no qual negou à vimaranense duas oportunidades para voltar a adiantar-se; já na segunda, encarou uma desvantagem de 2-4 antes de repetir a proeza e conquistar quatro jogos seguidos para consumar a vitória.
Depois de se ter estreado em segundas rondas e em quartos de finais de singulares de torneios do circuito profissional, Angelina Voloshchuk deu mais um passo em frente e apurou-se pela primeira vez para umas meias-finais.
Já com 18 pontos assegurados, que lhe permitirão entrar no ranking WTA com uma classificação entre as 1.000 primeiras, a jovem do AHEAD Clube de Ténis, em Alverca, agendou encontro nas meias-finais com Arianne Hartono. A tenista dos Países Baixos é a primeira cabeça de série fruto do 220.º lugar na hierarquia mundial.
Na metade inferior do quadro, a vaga na final será discutida entre a bielorrussa Anna Kubareva e a norte-americana Madison Sieg.
Número 509 do ranking, Sieg foi a primeira jogadora a avançar. A tenista de apenas 19 anos só precisou de 1h23 para se impor à qualifier Gabriella da Silva Fick (1047.ª) em duas partidas, por 6-4 e 6-2, e depois recebeu a companhia de Kubareva, que em 2h11 confirmou o estatuto de oitava cabeça de série (fruto do 339.º lugar) ao derrotar a qualifier Aliona Falei (679.ª) por 6-4 e 6-4, mas em 2h11.
Já na variante de pares, a discussão do título será totalmente australiana: de um lado as segundas cabeças de série, Elysia Bolton e Alexandra Bozovic, do outro Gabriella da Silva Fick e Petra Hule.
Fotografias: José Rasquinho