A segunda semana do Dakar começou bem para Hélder Rodrigues que conseguiu ontem, na oitava etapa do Dakar, reforçar o seu 3º lugar da classificação geral. De uma vantagem de 4m54s para o 4º classificado passou agora para 20m51s sobre David Casteu.
Na etapa que teve partida de Copiapó e chegada a Antofagasta o piloto da Red Bull Yamaha TMN Team gastou 5h11m02s para percorrer os 477 quilómetros do sector selectivo, mais 7m10s que o espanhol Marc Coma que foi o mais rápido do dia e que passou para a liderança da prova.
Hélder Rodrigues perdeu algum tempo na fase inicial da corrida, na transposição de um lamaçal, o que o colocou na 20ª posição à passagem do WP1. Depois, numa altura em que era o segundo piloto a rodar atrás de Marc Coma foi ganhando posições vindo a terminar a etapa na 5ª posição com uma vantagem de 7m34s sobre Cyril Despres, o piloto que o precede na classificação geral.
Declarações de Hélder Rodrigues à chegada a Antofagasta:
“A etapa foi muito mais dura do que se imaginava. Logo de início havia lama e a determinada altura senti a moto a enterrar-se. Parei e consegui ficar eu numa zona dura, mas a moto enterrada. O Farres que tinha partido dois minutos atrás de mim, parou e ajudou-me a tirar a moto e depois segui. Sabia que era o segundo piloto em pista, atrás do Marc porque o Cyril e o Paulo também estavam em dificuldades à espera dos seus mochileiros. Vim muito concentrado porque a etapa era longa, dura e difícil. Alteranava entre pistas rápidas e zonas com muita pedra. Felizmente correu tudo bem”.