Portugal encerrou hoje a participação no Mundial de Longboard de El Salvador apesar do esforço heróico dos seus surfistas, com João e António Dantas a competirem em duas baterias das repescagens e Inês Martins em três(!). João caiu na ronda 5 de repescagens e António na ronda 6, numa bateria pontuada por uma invulgar escassez de ondas. Inês chegou à ronda 5 das repescagens.
O esforço desta médica apaixonada pelo Longboard foi, aliás, sublinhado pelos responsáveis da comitiva, começando pelo presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha:
“Todos surfaram imenso, mas temos de destacar a Inês Martins que se superou a ela própria, num campeonato em que o nível está altíssimo. De resto, tivemos alguma infelicidade na bateria do António Dantas, que não teve ondas, obrigando a um ‘restart’ por falta de ondas, algo raríssimo, e que o impossibilitou de mostrar o seu surf.”
O líder da comitiva nacional acrescentou em jeito de conclusão:
“Tivemos uma prestação muito positiva e que lança pontes para o futuro próximo da modalidade em Portugal.”
João Ferreira, o Selecionador Nacional, não escondeu o amargo de quem acreditou até ao fim:
“Estamos muito desiludidos porque achamos que tínhamos possibilidade de chegar ao último dia da competição, mas no Desporto a sorte faz parte da equação e o António teve má sorte, eliminado numa bateria em que apenas teve uma onda para pontuar. Por sua vez, a Inês foi heroica, inacreditável a eliminar atletas profissionais de grande experiência internacional.”
João Ferreira concluiu: “Faço, apesar de tudo, um balanço positivo e ainda muitos anos com Longboard a dar bons resultados a nível Mundial.”
Recorde-se que Portugal foi sétimo no último Mundial de Longboard, o ano passado, e parte para o último dia de prova, provisoriamente, em sexto lugar. Resultado que deverá sofrer alterações amanhã.
A Seleção escolhida pelo técnico nacional João Ferreira é constituída por:
Open masculino
João Dantas (Surfing Clube de Portugal)
António Dantas (Surfing Clube de Portugal)
Open feminino
Raquel Bento (NOCAS)
Inês Martins (Clube de Surf de Faro)