>
Chegou ao fim mais uma edição do SAL | Surf at Lisbon Film Fest, no Cinema São Jorge, em Lisboa. Foram quatro dias em que se respirou o ar do mar e se sentiu a água salgada no coração de Lisboa.
Uma vez mais, contámos com algumas das melhores produções nacionais e internacionais, entre elas o mítico The Far Shore, que transportou o público para outros tempos, relembrando a magia da aventura das viagens e aquilo que o surf deveria realmente ser.
Para além de cinema, contámos com o lançamento do livro "Fly Black Bird", um projecto artístico multi-facetado, apresentado pelo autor e surfista Pedro Falcão, tendo estado ainda patente o seu trabalho enquanto designer de pranchas.
No capítulo da Arte, marcou presença também o fotógrafo e designer André Carvalho, do atelier GOMA United Designers, com a apresentação do seu livro de viagens "Navegar é Preciso".
À semelhança das edições anteriores, contámos com uma forte componente artística, através de trabalhos dosfotógrafos Catarina Osório de Castro, Mauro Motty e Ricardo Gonçalves.
O SAL 2015 contou ainda com a destacada presença de Harry Holiday, um artista norte americano que apresentou o seu trabalho de ilustração inspirada no mundo do surf.As noites foram animadas com a presença do DJ Dedy Dread.
Marcou ainda presença a elite nacional e mundial do surf de ondas grandes, no âmbito das Conversas Sobre Ondas Grandes, com o apoio da Red Bull.
Agradecemos especialmente a presença do reconhecido surfista inglês Andrew Cotton, que teve ocasião de apresentar em sala o filme de que é protagonista, Behind the Lines - Deeper, da dupla brasileira Carlos Burle e Maya Gabeira, do havaiano Kealii Mamalae dos surfistas lusos João Macedo, Hugo Vau,Alex Botelho,Joana Andrade, Ramón Laureano e Sérgio Cosme.
A sessão de encerramento foi o momento alto da noite de sábado, 7 de Novembro, onde foram anunciados os grandes vencedores da edição 2015 do SAL, que são os seguintes:
Melhor Longa Metragem: Fish, de Joseph Ryan; Austrália.
Melhor Curta Metragem: Denali, de Ben Moon; Estados Unidos da América.
Prémio Melhor Produção Nacional: Mar da Calha, de Hugo Pinheiro/Red Bull Media House; Portugal.
Melhor Fotografia: Cluster, de Kai Neville; Austrália.
Prémio Sustentabilidade: The Fisherman's Son, de Chris Malloy; Chile.
Menções Honrosas:La Primera Ola, de Pedro Temboury; Espanha e Faroes - The Outpost Vol.2, de Ben Weiland e Chris Burkard; Estados Unidos da América.
O Grande Prémio do Público foi atribuído ao filme When Your Dream Speaks,por votação online.
O SAL tem que agradecer, em primeiro lugar, à Câmara Municipal de Lisboa, à EGEAC-EM e ao co-produtor, o Cinema São Jorge,agradecimento que se estende a todo o seu staff e equipa técnica.
Ao júri do evento, João Capucho, Diogo Alpendre, Bruno Garrudo, Pedro Falcão, Joana Andrade, Inês Ambrósio, Pedro Soeiro Dias e Mauro Motty, um sincero agradecimento pela preciosa disponibilidade.
Um agradecimento muito especial à RVCA, Nixon e Fly Black Bird pelo enorme apoio,sem o qual esta edição não teria de todo sido possível.
À GOMA United Designers e ao André Carvalho,pela criação artística da imagem do SAL 2015 e oferta do livro "Navegar é Preciso", que complementa os troféus.
À Go Natural,por ter garantido um apoio essencial aos nossos convidados e staff; À Casa Paciência, que brindou connosco nos momentos altos do evento; Ao Zé Pedro Alvarez e ao Luís Firmo, os fotógrafos oficiais do evento, por nos acompanharem, dia após dia, pelos recantos do Cinema São Jorge.Um agradecimento especial à AHUA e ao seu mentor, Nuno Mesquita, pela oferta dos troféus.
Ainda uma nota para a disponibilidade de João Valente, director da revista Surf Portugal, por estar presente,ao nosso lado,nos momentos mais marcantes desta edição.
E aindaàRed Bull/ VonZipper/ Gamut/ Puro Feeling/ Go Natural/ Javali/ News Search / Casa Paciência/ Ocyan/ SurfPortugal Mag/ GO-S.TV/ Beachcam.pt/ WAX - Waves And Xtory/ Turismo de Portugal / Turismo Lisboa/ Agenda Cultural de Lisboa / Jiu Jitsu Portugal/ I Love Bairro Alto/ JoyFaktor/ Luis Firmo - Photography/ Zé Pedro Alvarez Photo/ Mauro Motty / Catarina Catarina Osório de Castro
A SALAC | Surf at Lisbon Film Festivalpromete voltar em 2016, para a quinta edição deste festival. Até lá, bom cinema e boas ondas!