19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

SATA Azores Pro 2015 presented by Sumol: Pedro Henrique avança para os oitavos de final

 

Pedro Henrique é agora o único surfista português em prova no SATA Azores Pro 2015 presented by Sumol, que esta tarde completou a terceira fase em boas ondas de um metro, na praia de Santa Bárbara, Ribeira Grande.

 

Depois do adiamento deste terceiro dia de prova, da manhã para a tarde, as melhores condições proporcionadas pela maré vazia permitiram a realização da terceira fase do SATA Azores Pro 2015 presented by Sumol, com o apuramento dos últimos 16 surfistas na competição, que avançaram para o round 4, onde competirão já no formato homem-a-homem.

 

As oito baterias hoje realizadas, com três atletas por eliminatória, foram bastante disputadas, com pontuações bem elevadas e emoção até ao fim. Destaque para os heats número seis (com Bino Lopes, Carlos Muñoz e Tanner Gudauskas) e sete (Kolohe Andino, Evan Geiselman e Ramzi Boukhiam), que viu uma constante troca de líderes e decisões até à última onda.

 

Apesar de ter conseguido a melhor onda da bateria, o norte-americano Tanner Gudauskas acabou mesmo na 17ª posição da geral, o mesmo acontecendo com o marroquino Ramzi Boukhiam, que fez o melhor score total dos perdedores (14,10 pontos), capaz de lhe dar a passagem em quase todas as restantes baterias.

 

A par de Ramzi e Tanner, ficaram ainda os brasileiros Caio Ibelli e Alejo Muniz (líder do ranking mundial de qualificação), os havaianos Ezekiel Lau e Tanner Hendrickson, o peruano Miguel Tudela e o português Marlon Lipke, que também foi responsável pela melhor onda da sua bateria, apesar de não ter conseguido uma segunda onda forte.

 

Já Pedro Henrique esteve melhor, abrindo a sua bateria com uma onda excelente e acabando por passá-la em segundo lugar, atrás do seu amigo e ex-compatriota Wiggolly Dantas, actual 12º classificado no ranking mundial da elite e o surfista mais cotado nesta prova, que esteve irrepreensível, iniciando o heat com a melhor onda do dia, que lhe valeu 9,57 pontos.

 

“Comecei bem e consegui assegurar um lugar na fase homem-a-homem, por isso estou muito satisfeito,” confessou Pedro Henrique no final do seu heat. “Sabia que tinha de escolher bem as ondas, para poder aplicar o meu melhor surf e tentar bons scores, o que acabei por conseguir. Agora é olhar em frente e pensar como até aqui – bateria a bateria!”, concluiu o português, que foi o responsável pela eliminação de Ezekiel Lau, um dos melhores surfistas em prova até então.

 

Assim, na quarta fase do SATA Azores Pro 2015 presented by Sumol (oitavos de final), encontram-se cinco brasileiros, quatro australianos, dois norte-americanos, um português, um francês, um basco, um costa-riquenho e um havaiano. Destes, cinco são atletas da elite mundial (Kolohe Andino, Adam Melling, Miguel Pupo, Wiggolly Dantas e Sebastian Zietz), três já fizeram parte dela (Dion Atkinson, Aritz Aranburu e Pedro Henrique) e os restantes oito pretendem lá chegar em breve.

 

Entre esses, destaque para o brasileiro Alex Ribeiro, que com a passagem a esta fase da prova já garantiu praticamente o seu lugar na elite mundial de 2016. Caso alcance as meias-finais, passará igualmente a liderar o ranking de qualificação. Mas para isso terá de começar por eliminar... Pedro Henrique!

 

Destaque também para a brilhante prestação que o júnior francês Timothée Bisso, da ilha Guadalupe (vice-campeão europeu Pro Junior em 2014), está a conseguir no SATA Azores Pro 2015 presented by Sumol, provando como mais que acertada a sua decisão do passado fim de semana, quando teve de optar por continuar em prova no último Pro Junior do ano ou voar para os Açores.

 

Outras histórias de superação poderão ser igualmente encontradas entre os restantes atletas em prova, como os brasileiros Hizunomé Bettero e Bino Lopes, os australianos Brent Dorrington e Jack Freestone (ex-bi-campeão mundial Pro Junior), o costa-riquenho Carlos Muñoz ou o norte-americano Evan Geiselman.

 

Histórias que irão encontrar-se amanhã, a partir das 7h30m da manhã, no quarto dia de prova do SATA Azores Pro 2015 presented by Sumol, que tem uma previsão de excelentes ondas e promete uma competição muito renhida!

 

O SATA Azores Pro 2015 presented by Sumol é a primeira etapa a contar para o Portuguese Waves Series, um troféu especial que irá premiar o melhor surfista masculino das três provas realizadas em Portugal com 25.000 Dólares de bónus, seguindo-se-lhe o Cascais Billabong Pro, igualmente um QS 10.000, de 28 de Setembro a 4 de Outubro, e o MOCHE Rip Curl Pro Portugal, penúltima etapa do CT, de 20 a 31 de Outubro, em Peniche.

 

O SATA Azores Pro 2015 presented by Sumol é organizado pela DAAZ Eventos e pela Associação Atlantic Action Sports, conta com o patrocínio da SATA Airlines, do Turismo dos Açores, Câmara Municipal da Ribeira Grande, SUMOL, SEAT, BILLABONG e MOCHE, contando ainda com aSPORT.TV como canal oficial, Mega Hits, RTP, Surf Portugal, OnFire, Surf Total, Beachcam e Puro Feeling como media partners.

 

Periodicidade Diária

sábado, 18 de janeiro de 2025 – 19:50:11

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...