A jovem surfista norte-americana Courtney Conlogue, de 19 anos, é a cabeça-de-série número um do Billabong Azores Islands Pro presented by Nissan, a última etapa do circuito mundial de surf feminino de qualificação, que se realiza entre 26 e 29 de Setembro, na ilha de S. Miguel, Açores, a par da prova do circuito Prime masculino, que conta com mais três dias para a sua conclusão.
A atleta da Billabong foi uma das estreantes de maior sucesso no Women’s World Tour deste ano (terminou o circuito em sétimo lugar), mas tem dominado por completo o Women’s Star Events, com três vitórias, um segundo e um terceiro lugar nas seis etapas até agora realizadas.
Conlogue lidera destacada este circuito e vem aos Açores, onde terminou o evento de 2010 no segundo posto, para encerrar o seu ano competitivo com um ponto de exclamação. A vitória é o seu grande objectivo, sendo claramente a grande favorita!
Como principais rivais, a simpática californiana terá outras atletas da sua geração, como as compatriotas Sage Erickson e Lakey Peterson (finalista por si derrotada nas duas últimas etapas – Portugal e Sri Lanka), a neo-zelandesa Sarah Mason, a sul-africana Sarah Baum, as australianas Dimity Stoyle e Felicity Palmateer ou as francesas Pauline Ado, Canelle Bulard e Justine Dupont.
A defender as cores nacionais estarão as surfistas portuguesas com maior experiência actualmente no circuito mundial, Francisca Pereira dos Santos e Joana Rocha, referências no surf feminino europeu.
O Billabong Azores Islands Pro presented by Nissan é organizado pela DAAZ Eventos e pela USBA (União de Surfistas e Bodyboarders dos Açores), conta com o patrocínio do Turismo dos Açores, Billabong, Nissan, Câmara Municipal da Ribeira Grande, Sumol, Tmn, Meo e Buondi, contando ainda com os apoios da SATA, Hotel Vip Açores, Monster Energy, RFM, FUEL TV, RTP, Jornal i, SurfTotal, SurfPortugal, OnFire, Men’s Health, Sportlife e Takeoff Viagens.