>
Experiência piloto da Cáritas Portuguesa permitiu poupar nas deslocações e preservar o meio ambiente
No âmbito da Visão empresarial da Nissan - “Valorizar a Vida das Pessoas” – e de contribuir de forma entusiasmante para o desenvolvimento da sociedade onde vivemos, a Nissan Portugal associou-se à Cáritas Portuguesa cedendo a esta instituição durante quatro meses um Nissan LEAF, um automóvel 100 por cento elétrico e consequentemente com zero emissões.
Esta instituição oficial da Conferência Episcopal Portuguesa pôde assim, no âmbito do seu programa +Próximo, deslocar se e visitar as diversas dioceses, contribuindo de forma ativa para uma sociedade mais justa e sustentável, melhorando a vida das pessoas no seu dia-a-dia e preservando o Ambiente para o futuro, cumprindo igualmente um papel de divulgação e formação em soluções de mobilidade sustentáveis.
Para Guillaume Masurel, Diretor-geral da Nissan em Portugal, esta colaboração “permitiu sublinhar o papel de responsabilidade da Nissan, contribuindo com os seus produtos e serviços para melhorar a qualidade de vida das comunidades em que se insere. É particularmente gratificante para a Nissan fazê-lo em parceria com a Cáritas, uma organização de dimensão global e que atua de forma concreta junto de quem necessita. O Nissan LEAF demonstrou com esta experiencia e uma vez mais que é capaz de desempenhar o duplo papel de defender o Ambiente e oferecer uma solução economicamente mais atrativa parta os seus utilizadores”.
Por seu lado, a Cáritas Portuguesa reconheceu que esta parceria “veio beneficiar o grupo de trabalho do programa +Próximo que está atualmente a colaborar com a maioria das dioceses portuguesas e, por isso, a sua ação requer muitas viagens. Concretamente durante este período de cerca de 4 meses foram feitas mais de 40 deslocações dentro do Concelho de Lisboa, num total de mais de dois mil quilómetros. Além destas, realizaram-se sete viagens para fora da capital, nomeadamente: Fátima, Leiria, Santarém e outras quatro a Setúbal. Com esta parceria estimamos uma poupança efetiva de cerca de 85% em comparação com a carrinha diesel habitualmente utilizada”, sublinha a instituição.
Sobre a Cáritas Portuguesa
A Cáritas Portuguesa é a união das 20 Cáritas Diocesanas distribuídas pelo território nacional. Em conjunto, regem-se pela Doutrina Social da Igreja e orientam a sua ação de acordo com os imperativos da solidariedade, dando resposta às situações mais graves de pobreza, exclusão social e situações de emergência em resultado de catástrofes naturais ou calamidade pública. Compete à Cáritas Portuguesa a representação nacional e internacional da Cáritas em Portugal.
Em Portugal ou no Mundo, a Cáritas promove campanhas de solidariedade, que se destinam a ajudar os mais pobres que sofrem, quer por desastres naturais ou por catástrofes humanas. Este trabalho é desenvolvido em estreita colaboração com as Cáritas locais. A sua ampla rede permite que, nestas situações, seja traçado um real e concreto quadro de necessidades que, efetivamente, serve as populações afetadas, possibilitando que a ajuda chegue a quem mais precisa.