>
19 de dezembro, Sociedade Recreativa Musical 1 De Agosto Santa Iriense, Santa Iria De Azóia, Lisboa,21h30
A União Humanitária dos Doentes com Cancro (UHDC) organiza um evento solidário de angariação de fundos para a ajuda de doentes oncológicos, no dia 19 de Dezembro, na Sociedade Recreativa Musical 1 De Agosto Santa Iriense, em Santa Iria De Azóia, Lisboa, pelas 21h30.
O evento solidário organizado pela associação conta com a actuação de vários artistas nacionais, entre os quais, José Reza, Nuno Miguel, Natacha, Angel, Jéssica Portugal, Hélder Barradas, Miguel e Cristina, Ritmos de Sintra e Miguel Fura.
O bilhete pode ser adquirido por três euros, valor que reverte, na sua totalidade, para ajudar a UHDC a financiar as suas acções, garantindo os apoios e serviços gratuitos a doentes oncológicos e familiares.
A UHDC promove, ainda, durante todo o mês de dezembro a campanha de angariação de fundos “1% Contra o Cancro”, apelando à contribuição dos cidadãos com 1% do seu subsídio de Natal. Os donativos podem ser depositados aos balcões do Montepio, ou enviados através do Multibanco, por transferência, para o NIB: 003602169910007736322.
O montante angariado será aplicado em todas as actividades da UHDC realizadas em 2016, entre as quais se destacam as consultas médicas e psicológicas, a Linha Cancro da Mama, a Linha Contra o Cancro e o Núcleo de Apoio ao Doente Oncológico.
Cláudia Natacha Costa, porta-voz da UHDC, refere que “a associação apoia os doentes com cancro há 16 anos, inclusive as famílias carenciadas que necessitam do nosso apoio para sobreviverem à doença. No entanto, devido à crise financeira, a União corre o risco de fechar as portas. Uma vez que a UHDC sobrevive exclusivamente de donativos, este tipo de eventos e campahas são fundamentais para apelar à ajuda de todas as pessoas.”
O cancro é a segunda principal causa de morte em Portugal e a primeira no grupo etário entre os 35 e os 64 anos e estima-se um aumento de 20% na incidência até 2030.
Sobre a União Humanitária dos Doentes com Cancro
A União Humanitária dos Doentes com Cancro é uma Associação Humanitária, de Solidariedade Social e de Beneficência, sem fins lucrativos. Fundada em 7 de Abril de 1999 (Dia Mundial da Saúde), com o lema “Quanto mais olharmos o cancro de frente, mais ele se afasta de nós”, a União tem como primeiro objectivo apoiar os doentes com cancro e seus familiares, mediante a prestação de diversas valências de apoio, inteiramente gratuitas, beneficiando assim milhares de doentes com cancro mais carenciados.
A União foi pioneira no nosso país na criação de 4 diferentes tipos de apoio a doentes com cancro: consultas gratuitas de Apoio Médico e de Psico-oncologia, Linha Contra o Cancro e Núcleo de Apoio ao Doente Oncológico. Em termos de saúde pública, a União é membro efetivo do Grupo Técnico Consultivo da Direcção-Geral da Saúde.