18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Mundial Fukuoka 2023 - Seleção de Portugal pronta para entrar em ação

A seleção de Portugal de natação pura inicia na manhã de domingo, dia 23 de julho, a participação no Mundial de Fukuoka 2023 na piscina Marine Messe Fukuoka Hall A.
Diogo Ribeiro e Miguel Nascimento, nos 50 mariposa, Gabriel Lopes, 100 bruços, são os primeiros portugueses a entrar em ação, logo no primeiro dia.
 
As provas decorrem em duas sessões diárias: as eliminatórias às 10h30 locais (02h30 da madrugada em Portugal continental); a sessão da tarde, meias finais e finais,  às 20h00 locais (12h00 em Portugal continental).
 
As provas são transmitidas em direto na https://www.worldaquatics.com/
 
Depois da participação das seleções de natação artística e natação em águas abertas é chegado o momento dos oito nadadores que integram a seleção de natação pura de Portugal entrarem em ação nas competições que decorrem até 30 de julho.
 
A seleção de natação pura viajou de Lisboa a 12 de julho para o Japão onde realizou um estágio de preparação e adaptação em Nagasaki, 13 a 19 julho, antes de iniciar a participação no Mundial.
 
Alberto Silva, selecionador nacional faz a antevisão da participação portuguesa neste Mundial:
 
«O estágio em Nagazaki correu muito bem. O objetivo era a adaptação ao fuso horário, recuperação do “jet lag”, primeiro contacto com a comida, com o clima. Isso foi cumprido muito bem. A viagem, apesar de longa foi tranquila. As instalações, hotel, transportes e a piscina são muito bons e fomos muito bem recebidos. Serviu para entrosarmos alguns pensamentos e dinâmicas que pretendemos aplicar aqui em Fukuoka.
 
A seleção é composta por atletas novos e experientes. Mesmo com essa diferença de idades e experiências é um grupo maduro dentro de competições de alto nível. Todos estão a aprender, mas o grupo está unido, motivado, com os nadadores a ajudarem-se e incentivarem-se uns aos outros. Tudo a funcionar como uma equipa. Estou muito feliz e satisfeito com a seleção e a comissão técnica.
 
Quanto a resultados, não é que não queria responder, mas por princípio não crio essa expectativa. Ao chegarmos ao aquecimento de cada dia, o atleta pode estar bem e nadar mal. Pode estar mal e nadar bem. O que espero é que na hora de subir no bloco se comporte como tenho visto durante todo o estágio e nos treinos em Lisboa. Estamos bem motivas e espero que nadem bem. Esse é o meu desejo. Estou convicto que isso vai acontecer.
 
O Diogo Ribeiro está bem. Nestas duas semanas finais ele cumpriu bem. Ele se sente bem física e tecnicamente adaptado ao fuso horário. Espero que o efeito desta última época que cumpriu muito bem traduza em resultados positivos. O foco é em cima da melhor marca pessoal. Ou até chegar muito perto das melhores marcas. O que espero é que até ao dia das provas ele continue com saúde e se sinta bem, focado e as coisas vão acontecer naturalmente.
 
O objeto da participação da estafeta é mais um entrosamento da equipa num evento importante, ver com se portam, criar ambição em relação a essa prova, um pequeno passo, em ralação objetivos, que passam por Paris 2024, numa caminhada que se pretende desenvolver até 2028.»
 
A seleção é composta por:
Femininos -
Ana Pinho Rodrigues (Escola Desportiva Viana) 50 Livres, 50 Bruços, 100 Bruços.
Camila Rodrigues Rebelo (Louzan Natação) 50 Costas, 100 Costas, 200 Costas.
Diana Margarida Durães (Benfica) 1500 Livres.
Tamila Hryhorivna Holub (SC Braga) 800 Livres, 1500 Livres.
 
Masculinos -
Diogo Matos Ribeiro (Benfica) 50 Livres, 100 Livres, 50 Mariposa, 100 Mariposa, 4x100 Estilos.
Gabriel José Lopes (Louzan Natação) 100 Bruços, 200 Estilos, 4x100 Estilos.
Miguel Duarte Nascimento (Benfica) 50 Livres, 50 Mariposa, 4x100 Estilos.
João Nogueira Costa (Vitória SC) 50 Costas, 100 Costas, 200 Costas, 4x100 Estilos.
 
Programa dos portugueses em eliminatórias:
23 julho – Diogo Ribeiro e Miguel Nascimento (50 mariposa), Gabriel Lopes (100 bruços).
24 julho – Tamila Holub e Diana Durães (1500 livres), Camila Rebelo (100 costas), Ana Pinho Rodrigues (100 bruços), João Costas (100 costas).
25 de julho – (sem portugueses nas eliminatórias)
26 julho – Camila Rebelo (50 costas), Diogo Ribeiro (100 livres), Gabriel Lopes (200 estilos)
27 julho – João Costa (200 costas).
28 julho -Tamila Holub (800 livres), Camila Rebelo (200 costas), Diogo Ribeiro e Miguel Nascimento (50 livres), Diogo Ribeiro (100 mariposa).
29 julho – Ana Pinho Rodrigues (50 livres e 50 bruços), João Costa (50 costas).
30 julho - Estafeta de 4x100 estilos masculinos - – João Costa, Gabriel Lopes, Diogo Ribeiro e Miguel Nascimento.
 
MAIS INFORMAÇÃO: 
https://www.worldaquatics.com/
 

Periodicidade Diária

terça-feira, 5 de março de 2024 – 07:59:46

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...