
Com apenas 13 anos, Martim Marques voltou a mostrar que é um dos grandes talentos do Karting português e venceu a Rotax Cup na categoria Júnior Max, disputada no passado fim de semana, no Kartódromo Internacional de Braga. Um título que o jovem piloto famalicense dedicou ao malogrado Paulo Martins, tricampeão nacional de Karting, que faleceu na semana passada.
Martim Marques construiu uma carreira notável nas categorias de base do Karting, exemplificada na histórica época de 2022, onde conquistou nada menos de seis títulos na mesma temporada (!), distribuídos pelas categorias X30 Mini, Mini Max e Micro Max. Nesse ano, conseguiu um feito inédito na história do Karting português, ao sagrar-se campeão do Mundo de Karting Rotax, na categoria Micro Max. Contudo, na passada quarta-feira, o jovem piloto de Vila Nova de Famalicão foi confrontado com o inesperado falecimento de uma das suas grandes referências no desporto e na vida, o tricampeão nacional Paulo Martins, vítima de morte súbita, aos 49 anos de idade.
Martim Marques surgiu na Rotax Cup, disputada no Kartódromo Internacional de Braga, determinado a regressar às vitórias no desporto que tanto o apaixona, em homenagem ao seu amigo Paulo Martins. Começou logo por estabelecer o melhor tempo nos treinos cronometrados da categoria Júnior Max, deixando o seu adversário mais direto a uns expressivos 0,235s. Na Pré-Final, Martim Marques também foi o primeiro a ver a bandeira de xadrez, mas um problema técnico no seu kart obrigou-o a largar para a decisiva Final do penúltimo lugar do pelotão!
Sem baixar os braços, o ex-campeão nacional fez uma sensacional recuperação de 12 lugares, com várias ultrapassagens de grande nível, vencendo a edição de 2025 da Rotax Cup e conseguindo ainda a volta mais rápida da corrida.

“Foi uma emoção muito grande cortar a linha de meta e saber que tinha ganho esta corrida”, afirmou Martim Marques no final. “Ao largar de penúltimo já sabia que tinha de estar totalmente concentrado para conseguir impor o meu andamento e subir lugares sem cometer erros. Quando vi a bandeira de xadrez pensei imediatamente em tudo o que aconteceu nos últimos tempos. Pensei no Paulo Martins e no exemplo que ele representou para mim e para a minha família. Este título é para ele. Um obrigado muito especial também para o meu mecânico, Arlindo, e para toda a equipa RPT – Rui Pereira Team, que foram fundamentais nesta vitória. Agora vamos atacar o Campeonato de Portugal com toda a garra e motivação”, concluiu o promissor piloto famalicense.
A próxima prova de Martim Marques será a ronda de abertura do Campeonato de Portugal Rotax, no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, a 22 e 23 de março.