18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Vinhos Dão com maior ajustamento no preço médio litro entre os vinhos Portugueses

Os vinhos da região demarcada do Dão continuam a ter destaque relativamente ao panorama vinícola nacional. No primeiro semestre de 2023, registaram um aumento de 10% no preço médio por litro, o maior ajustamento entre os vinhos portugueses, face ao período homólogo de 2022. Continuam também a evidenciar-se no mercado externo, sendo os países com maior expressão, o Canadá, a Alemanha, a Bélgica e os Estados Unidos da América.

 

Segundo os dados recentes do Instituto Nacional de Estatística, relativos ao Mercado Externo, entre janeiro e junho de 2023, os vinhos da Região demarcada do Dão exportaram para mais de 70 países, sendo os mais significativos em volume na Noruega (383%), na Polónia (369%) e na Suécia (48%).

 

“Os nossos vinhos continuam a ser reconhecidos, um pouco por toda a parte, tanto a nível nacional como internacional, o que nos deixa muito orgulhosos, como é natural. Temos vindo a conquistar cada vez mais mercados, o que comprova que o terroir do Dão é distintivo como tem vindo a demonstrar o mercado externo com o ajustamento aceite no preço médio litro. É também um reconhecimento da excelência dos vinhos neste berço da Touriga Nacional, do Encruzado e, naturalmente das outras castas autóctones portuguesas que o Dão soube manter e preservar”, refere o Presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR), Arlindo Cunha.

 

Entre os vinhos portugueses, os do Dão tiveram um ajustamento do preço médio por litro de 10%, passando assim para €4,10. A Região do Dão tem vindo a consolidar-se como produtora de vinhos de excelência, de grande caráter e elegância, estando presentes em todos os cantos do mundo.

 

Periodicidade Diária

domingo, 3 de março de 2024 – 23:18:41

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...