18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Dieta Mediterrânica terá novo Plano de Salvaguarda

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I. P. orgulha-se de ter participado, desde janeiro de 2011, no grupo de trabalho inicial de parceiros que elaborou e apresentou a candidatura da Dieta Mediterrânica (DM) e de integrar equipas de trabalho que desenvolvem ações em defesa da salvaguarda da nossa identidade cultural resultante dos contactos que estabelecemos com povos de todo o mundo e dos contributos das várias civilizações que se inter-relacionaram no espaço mediterrânico, e de transmitir às novas gerações os saberes ancestrais construídos no respeito pelos ciclos naturais, base de sistemas produtivos em harmonia com os ritmos das estações e as especificidades do território e do clima que partilhamos.

A 4 de dezembro de 2023 assinala-se o 10.º aniversário da aprovação pela UNESCO da candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade, proposta por sete países: Portugal, Chipre, Croácia, Grécia, Espanha, Itália e Marrocos, tendo o Município de Tavira sido escolhido como comunidade representativa. Ainda antes disso, comemoram-se os 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do PCI, ocorrida em 17 de outubro de 2003 na cidade de Paris, que prevê a preservação das “tradições ou expressões vivas herdadas dos nossos antepassados e transmitidas aos nossos descendentes”.

 

A valorização da DM exige uma intervenção coordenada de diversas entidades de caráter público e privado, sendo a CCDR Algarve responsável pela dinamização da Comissão Regional do Algarve, envolvendo a Universidade do Algarve, Direções regionais de Cultura e de Agricultura e Pescas, Região de Turismo do Algarve, Escolas de hotelaria e turismo do Algarve (Faro) e Vila Real de Santo António, Associação In Loco e o Município de Tavira, enquanto comunidade representativa de Portugal.

 

A CCDR Algarve trabalhando em rede mobilizando os parceiros e a sociedade em geral para as ações do Plano de Salvaguarda da Dieta Mediterrânica, tem neste momento em preparação um novo Plano sob a coordenação da Universidade do Algarve atualmente em preparação para 2023-2027.

Com este plano pretende-se identificar as intervenções objeto de consenso regional e transversal ao território, estruturantes no âmbito da estratégia regional ALGARVE 2030, mantendo a Dieta Mediterrânica como elemento-chave na estratégia regional de especialização inteligente (RIS 3 Algarve).

 

A Dieta Mediterrânica é um património cultural que construímos nos últimos 8500 anos, sendo um grande desafio para os próximos anos. Para o Algarve, para o País e para a sustentabilidade do Território.

Incluído no programa de atividades da edição de 2023, aCCDR Algarve, em parceria com a Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) do Algarve,promoverá no dia 7 de setembro um Seminário sobre "Inovação na Dieta Mediterrânica", noCentro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT).

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 5 de março de 2024 – 08:12:40

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...