Competiram hoje, no arranque nos Jogos Surdolímpicos, quatro nadadores portugueses em duas provas da modalidade.
Os nadadores Miguel Boura, Ricardo Belezas e Tiago Neves fizeram a sua estreia em Jogos Surdolímpicos na prova dos 200m livres, e embora não tenham passado à final bateram os respectivos recordes pessoais.
Na classificação geral, Ricardo Belezas terminou em 27.º lugar, com 2:19.62, representando esta marca novo recorde nacional de natação para surdos, sendo que o anterior recorde (2:20.18) pertencia ao mesmo atleta.
Com 2:19.94 terminou Tiago Neves em 28.º lugar, e Miguel Boura finalizou na 29.ª posição, com 2:21.50.
Nas eliminatórias da estafeta 4x100m estilos competiram os nadadores Tiago Neves (costas), Miguel Cruz (bruços), Miguel Boura (mariposa), e Ricardo Belezas (livres), terminando na décima posição, com 4:49.41. A estafeta não avança para a final, mas bate também novo recorde nacional, anteriormente de 4:57.11.
Para Tiago Almeida, coordenador técnico da modalidade, a participação nestes “Jogos” reveste-se de uma enorme importância para a natação para surdos, como forma de promoção da modalidade e os resultados deste primeiro dia de competições, em que se verifica que os atletas nacionais começam a ficar mais próximos de atletas de países mais experientes, reflectem o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela equipa.
Os quatro nadadores estreantes demonstraram-se satisfeitos com os resultados, salientando ainda o enorme orgulho que sentem em representar Portugal.
No dia de amanhã, Hélder Gomes competirá na semifinal do Taekwondo (-80Kg) frente ao atleta turco, e na natação, Luís Peixoto e Ricardo Belezas competem nos 50m livres, Eunice Almeida e Susana Lourenço nadam os 100m bruços e Miguel Boura, Miguel Cruz e Tiago Neves os 100m costas.
Fotos: Carlos Matos/ Comité Paralímpico de Portugal