18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Campeonato Europeu de Judo para Cegos e Baixa Visão 2015 - Azerbaijão e Rússia Lideram no Masculino e Ucrânia no Feminino

 

Os Atletas do Azerbaijão, Rússia e Ucrânia são osVencedores do último dia doCampeonato Europeu de Judo para Cegos e Baixa Visão, que decorreu no Pavilhão Multiusos de Odivelas, de 27 a 29 de novembro.

 

O Azerbaijão foi o grande vencedor da prova masculina por equipas, derrotando, numa final bastante discutida, a equipa russa.

 

Na categoria B1 masculino, foi a Rússia que se sagrou campeã, ao derrotar a França no único combate do quadro.

 

No feminino, a Ucrânia derrotou a Rússia e a Turquia e conquistou o ouro.

 

O prémio Fair Play oferecido pelo IPDJ foi ganho pela Atleta Victoria Potapova da Rússia.

 

A Federação Portuguesa de Judo e a Federação Portuguesa de Desporto para pessoas com Deficiência, receberamos maiores elogios por parte das Instituições Internacionais e das várias Delegações presentes na competição.

 

Miguel Vieira e Henrique Sousa foram os dois atletas portugueses que conquistaram dois sétimos lugares:

 

Miguel Vieira (-66kg/B1) venceuo seu primeiro combate, mas não se conseguiu superiorizar ao atual campeão do Mundo e Olímpico na ronda seguinte. Nas repescagens Miguel lesionou-se terminando em 7º lugar.

 

Henrique Sousa (-66kg/B2) começoupor derrotar o croata Mirsad Becirovic. Nos quartos-de-final cedeu perante Viktor Rudenko. Nas repescagens, o atleta luso não conseguiu vencer o espanhol Luis Lorenzo, alcançando a 7ª posição.

 

Djibrilo Iafa (-73kg/B1) teve pela frente o italiano Simone Cannizzaro (B3). Apesar do esforço, o judoca do Clube Judo Total não conseguiu superar o seu adversário (um experimentado judoca com muitos desafios internacionais no seu currículo), terminando assim a sua prestação.

 

Declarações:

 

Mestre Fernando Seabra – Diretor do  IBSA European Judo Championship 2015

Foi um longo trabalho de parceria entre a FPJ e a FPDD além das instâncias internacionais, penso que correu tudo muito bem. Os responsáveis europeus têm feito os maiores elogios à organização e à forma como tudo foi preparado. Temos neste europeu os atletas de topo que vão marcar presença nos Jogos Paralímpicos do Rio o que deu grande qualidade à competição. Não posso deixar de dar uma palavra a todos quantos trabalharam connosco neste projeto que envolveu muitas horas e desafios que nem tínhamos a noção que iríamos conseguir ultrapassar. Deixo aqui o meu muito obrigado a todos

 

IBSA Judo Sports Director - János Tardos

Estou na IBSA desde 2002 e considero que esta foi a melhor organização em que estive presente. Trabalhámos em conjunto com a FPJ e com a FPDD e fizemos todos uma boa aprendizagem. Portugal está de parabéns pela sua capacidade de organizar este tipo de eventos e pela boa resposta que deu a todos os desafios. Também em termos de atletas estiveram em Odivelas os melhores europeus o que permitiu assistir a judo de alta qualidade. Após os Jogos Paralímpicos começa um novo ciclo, a IBSA e eu próprio vamos, com certeza, fazer um novo desafio a Portugal, assim a FPJ esteja disponível para o aceitar.

 

Hugo Silva – Diretor Técnico da FPDD

O balanço é muito positivo, temos uma organização profissional que demonstrou estar ao nível das competições regulares de judo. Acredito que este será um fator motivador para a prática da modalidade, além de mostrar aos nossos parceiros internacionais, a competência de Portugal a organizar este tipo de eventos internacionais.

Espero que este campeonato abra portas para novos participantes, sendo esse o principal objetivo da Federação Portuguesa de Judo e da FPDD”.

 

 

Esta foi a primeira competição internacional da modalidade paralímpica a ser realizada em Portugal e a última oportunidade para os atletas ganharem pontos para o ranking antes dos Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro em 2016.

 

Em Odivelas estiveram 99 atletas em representação de 20 países.

 

Neste último dia de competição, a Federação Portuguesa de Judo homenageou a judoca surda Joana Santos, que recentemente conquistou duas medalhas de bronze no 1º Campeonato da Europa de Surdos. O Presidente da FPJ – José Manuel A. Costa e Oliveira entregou presencialmente à atleta uma distinção pelos seus desempenhos no desporto. “Sonho, um dia, vencer uma competição internacional de surdos aqui em Portugal”, revelou a atleta do Judo Clube do Algarve.

 

Classificações Finais

 

Medalhas Por Equipas

 

Masculino

Masculino B1

Azerbaijão

Rússia

Rússia

França

Espanha

 

Ucrânia

 

França

 

Turquia

 

Feminino

 

 

 

                  Ucrânia

 

 

 

Rússia

 

 

Turquia

 

 

           
 

 

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 03:25:42

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...