O Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, recebe no próximo fim-de-semana, dias 28 e 29 de abril, o Torneio “Boccia a Sul”.
Com o mote O desporto como veículo de integração escolar e social, o Torneio integra três competições que decorrem em paralelo: Torneio Interescolar de Boccia “Todos por um…”, Campeonato Regional de Boccia de Desporto Escolar e o Campeonato Nacional de Boccia, que irá apurar a Seleção Nacional de Boccia para os Jogos Paralímpicos de Londres 2012.
Esta é uma iniciativa inédita ao nível do Desporto Adaptado Nacional, pois irá reunir três categorias de prática desportiva: a formação, a competição escolar e a alta – competição.
A iniciativa é promovida pela APCAS – Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal numa parceria efetuada com a PCAND – Associação Nacional de Desporto, Desporto Escolar, Câmara Municipal do Seixal e Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo.
Programa
Dia 28 de abril de 2012
8.30 horas – Receção das comitivas;
9 horas – Atuação dos Tocá Rufar;
9.15 horas – Sessão de abertura do Boccia a Sul;
9.25 horas – Juramento Ética no Desporto;
9.30 horas – Início das 3 competições;
12 horas – Final do Torneio Interescolar de Boccia “Todos por um…”;
12.15 horas – Cerimónia de entrega dos prémios do Torneio Interescolar de Boccia “Todos
por um…”;
12.30 horas – Almoço;
14 horas – Reinício das Competições;
18 horas – Final do Campeonato Regional de Boccia de Desporto Escolar;
18.15 horas – Cerimónia de Entrega dos Prémios do Campeonato Regional de Boccia de
Desporto Escolar;
19 horas – Interrupção da Fase Final do Campeonato Nacional de Boccia;
20 horas – Jantar.
Dia 29 de abril de 2012-04-17
9 horas – Reinício da competição;
12.30 horas – Final da Fase Final do Campeonato Nacional de Boccia;
12.45 horas – Cerimónia de Entrega dos prémios da Fase Final do Campeonato Nacional de
Boccia.
- Sessão de encerramento do Boccia a Sul.
A APCAS pretende com este projeto, em parceria com o Ministério de Educação e a EAEPSN, contribuir para a integração escolar e social das crianças e jovens com deficiência do concelho do Seixal, criando-se as condições para que a modalidade seja conhecida da generalidade da população escolar e que os alunos com deficiência sejam encarados como pares de iguais direitos e potencialidades
A APCAS é constituída na sua maioria por jovens pais de crianças com paralisia cerebral e nasceu de vontades e do espírito combativo e inquieto de muitas famílias, que se recusam a baixar a cabeça no que toca à defesa dos direitos e interesses dos seus filhos com incapacidades.
Assumem um modo de atuação empreendedor, moderno e dinâmico capaz de romper com os padrões instituídos em que a deficiência deve ser vivida em tristeza, sofrimento e em ambiente soturno. Neste contexto surgiu a Escola de Boccia e o projeto de Natação Terapêutica com o apoio da Autarquia, abertos à participação de crianças, jovens e adultos com paralisia cerebral e doenças neurológicas afins, promovendo a prática desportiva regular à população com deficiência do Seixal.
O Boccia é uma modalidade praticada com bolas, inspirada num jogo praticado na antiga Grécia. Foi originalmente concebido para ser jogado por pessoas com paralisia cerebral, mas tornou-se tão popular que hoje em dia é praticado por muitas outras pessoas, incluindo seniores.
A popularidade deste jogo alastrou de tal forma por todo o mundo, que o Boccia ganhou dimensões de desporto federado num grande número de países. Em 1984, o Boccia foi reconhecido como modalidade paralímpica e desde aí vários atletas portugueses sagraram-se campeões.