>
O algarvio Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) conquistou hoje a primeira edição do Grande Prémio Beira Baixa – Terras de Excelência, graças ao triunfo na etapa matinal, uma crono-escalada de 4,2 quilómetros, em Vila Velha de Ródão. De tarde vingou uma fuga, com triunfo do espanhol David de la Fuente (Efapel).

Como se adivinhava, o exercício individual matutino, com 4,2 quilómetros sempre a subir, foi determinante para o desfecho da prova. Com um desempenho exemplar, Amaro Antunes foi o único corredor a baixar da barreira dos 9 minutos, concluindo o “crono” em 8m42s. O adversário que mais se aproximou foi o galego Gustavo César Veloso (W52-Quinta da Lixa), a 23 segundos. Seguiu-se Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista), a 28 segundos.
Este foi o top 3 com que se iniciou a tirada vespertina, uns duríssimos – pelo calor e pelo percurso – 77,5 quilómetros, entre Proença-a-Nova e Oleiros. Apesar de Gustavo Veloso ter atacado, a LA Alumínios-Antarte chegou para as encomendas, provando, mais uma vez, que o ciclismo é o mais individual dos desportos colectivos. O pódio da geral manteve-se inalterado, tanto em protagonistas como em diferenças de tempo.
“Esta vitória não é minha, é dos meus companheiros. Eles deixaram tudo na estrada para que eu pudesse comemorar este triunfo. A 10 quilómetros do fim, as lágrimas vieram-me aos olhos por ver tanto esforço dos meus colegas”, disse um emocionado Amaro Antunes, que hoje voltou a brilhar depois de, há uma semana, ter conquistado uma etapa na Volta ao Alto Tâmega. “É a prova de que o trabalho está a ser bem feito e está a dar frutos, já com a Volta a Portugal em mente”, concluiu o algarvio.
A exibição individual de Amaro Antunes no contrarrelógio e coletiva da LA Alumínios-Antarte na etapa em linha deixaram para a concorrência apenas a luta pela vitória na terceira e última etapa. Uma fuga iniciada pouco depois da partida singrou e o mais forte dos aventureiros foi o espanhol David de la Fuente, que ergueu os braços diante de David Rodrigues (Rádio Popular-Boavista) e de Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa), segundo e terceiro, respetivamente.
“O principal surpreendido com esta vitória sou eu, porque a crono-escalada da manhã foi muito dura, agora estava muito calor e tive cãibras toda a etapa. Nem sei como tive forças para sprintar”, admitiu David de la Fuente.

A Efapel ganhou a classificação por equipas, David de la Fuente conquistou a classificação por pontos, Ricardo Ferreira (Rádio Popular-Boavista) conquistou a camisola dos trepadores, Daniel Freitas (Anicolor) foi o melhor corredor das equipas de clube e Júlio Gonçalves (Anicolor) foi o melhor jovem.
Classificações
2.ª Etapa: Vila Velha de Ródão - Vila Velha de Ródão, 4,2 km (C/R)
1.º Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), 8m42s (Média: 28,966 km/h)
2.º Gustavo César Veloso (W52-Quinta da Lixa), a 23s
3.º Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista), a 28s
4.º Joni Brandão (Efapel), a 30s
5.º José de Segóvia (Louletano-Ray Just Energy), a 31s
6.º José Fernandes (Anicolor), a 36s
7.º César Fonte (Rádio Popular-Boavista), a 39s
8.º Hugo Sabido (Louletano-Ray Just Energy), mt
9.º Domingos Gonçalves (Efapel), a 44s
10.º Hernâni Broco (LA Alumínios-Antarte), a 46s
3.ª Etapa: Proença-a-Nova – Oleiros, 77,5 km
1.º David da la Fuente (Efapel), 2h13m27s (Média: 34,845 km/h)
2.º David Rodrigues (Rádio Popular-Boavista), mt
3.º Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa), a 1s
4.º Raul Alarcón (W52-Quinta da Lixa), a 11s
5.º José Revuelta (CC Rías Baixas), a 24s
6.º César Fonte (Rádio Popular-Boavista), a 36s
7.º Domingos Gonçalves (Efapel), mt
8.º Daniel Mestre (Team Tavira), mt
9.º Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista), mt
10.º Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), mt
Geral Individual
1.º Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), 5h36m39s
2.º Gustavo César Veloso (W52-Quinta da Lixa), a 23s
3.º Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista), a 28s
4.º Joni Brandão (Efapel), a 30s
5.º César Fonte (Rádio Popular-Boavista), a 39s
6.º Domingos Gonçalves (Efapel), a 44s
7.º Hélder Ferreira (Efapel), a 47s
8.º Rui Vinhas (W52-Quinta da Lixa), a 55s
9.º Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa), a 1m08s
10.º David Livramento (Team Tavira), a 1m15s