19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

José Ramalho e Sérgio Maciel representam Portugal na Noruega

 

Taça do Mundo de Maratona decorre, entre sexta-feira e domingo, em Baerum.

José Ramalho compete em K1 e Maciel entra em ação em C1.

 

Os atletas José Ramalho e Sérgio Maciel, acompanhados pelo selecionador nacional Rui Câncio, já partiram para a Noruega, onde vão competir, entre sexta-feira (31 de maio) e domingo (2 de junho), na Taça do Mundo de Maratona. Esta competição vai decorrer no mesmo local que, em 2020, vai ser palco do Campeonato do Mundo de Maratona, agendado para o período entre 26 e 30 de agosto.

 

É sempre importante conhecer o local, nomeadamente as condições que lhe estão associadas ao nível do vento e da ondulação”, afirmou Rui Câncio, referindo, então, que se trata de “um sítio muito aberto” aquele para onde está programada a realização do Campeonato do Mundo de Maratona, em 2020. De referir que o Europeu de Maratona, em 2019, decorre em Decize (França), entre 25 e 28 de julho, com o Campeonato do Mundo deste ano a estar agendado para Shaoxing (China), de 17 a 20 de outubro.

 

Sobre a participação portuguesa na Taça do Mundo de Maratona, em Baerum, Rui Câncio assumiu que “as expetativas são boas relativamente ao Ramalho”, campeão da Europa em K1 por seis vezes, embora existam “algumas condicionantes”. “Vai remar num barco onde nunca remou e o tempo está um bocado diferente daqui, pois vamos apanhar temperaturas mínimas de 4 graus”, expressou, mas, disse, “vai sempre lutar por uma medalha”.

 

Rui Câncio assumiu que “o objetivo desta participação é, em primeiro lugar, avaliar os resultados à data e ver como as coisas estão a evoluir”. De seguida, o selecionador nacional centrou-se em Sérgio Maciel, campeão do Mundo de sub-23 em C1. “Vai competir com os seniores, porque não há sub-23 nas Taças do Mundo”, explicou, antes mesmo de assumir tratar-se de “uma aprendizagem para o Sérgio”, servindo, também, para “avaliar o seu nível nesta altura do ano e ganhar experiência competitiva internacional”.

 

 

“A prova será um teste”, afirma José Ramalho

 

É muito importante participar numa Taça do Mundo. Não só pelo Europeu que se aproxima, mas, principalmente, pelo Campeonato do Mundo, que, este ano, vai ser só no final de outubro”, declarou José Ramalho,

com o campeão da Europa a assumir que “ainda está longe”, mas, defendeu, “é preciso começarmos a preparar para as provas mais importantes”. “Na Noruega, para mim, a prova será um teste. Será a primeira maratona internacional a sério e estou minimamente bem preparado, porque o objetivo é mais à frente. Todas as provas são para ganhar”, assegurou.

 

Na opinião de José Ramalho, que inicia a competição na Noruega na sexta-feira (31 de maio), “é uma boa aposta ir à Noruega”, uma vez que “a Taça do Mundo vai ser realizada no mesmo local do Mundial de 2020”. “É importante ter um conhecimento mais aprofundado dos locais onde se realizam as grandes competições”, referiu o atleta do Clube Fluvial Vilacondense, que, de seguida, revelou que não se dá muito bem com “

temperaturas mais baixas”, preferindo o “solinho”. “As condições são iguais para todos”, concluiu.

 

 

“Ganhar experiência internacional”, assume Sérgio Maciel

 

Motivado pela chamada à Seleção Nacional, Sérgio Maciel apontou como objetivo para a Taça do Mundo de Maratona, na Noruega, “ganhar experiência internacional”. “Também vou ganhar contacto com o ritmo dos seniores”, destacou o campeão do Mundo de sub-23 em C1, lembrando que “não tarda nada chego a sénior”. “Tenho-me sentido bem. Treino todos os dias para dar o melhor pelo meu clube e, sendo chamado à Seleção, dar sempre o melhor pelo meu país”, confidenciou o canoísta do Viana Garças Clube.

 

Questionado sobre a realização desta Taça do Mundo de Maratona no mesmo local do Campeonato do Mundo, no próximo ano, Sérgio Maciel falou de “uma boa opção”. “Pode servir de teste para que as coisas que falharem este ano sejam corrigidas no próximo”, assinalou, antes de confidenciar que “o andamento, o nível de treino e a experiência” surgem como as principais diferenças na passagem de sub-23 para sénior. Na Taça do Mundo, na Noruega, Sérgio Maciel entra em ação no sábado (1 de junho).

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 10 de julho de 2025 – 14:51:49

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...