20 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Veloso Motorsport reclamou uma vitória e quatro pódios no Circuito de Vila Real

 

- Veloso Motorsport reclamou uma vitória e quatro pódios no Circuito de Vila Real nas categorias GT4 Pro Bronze e GT4 Bronze

- O fim de semana de corridas em Vila Real terminou com excelentes prestações das duas formações da Veloso Motorsport presentes na jornada do CPV

  • - Bruno Pires e Patrick Cunha venceram a categoria GT4 Pro Bronze na segunda corrida, depois de um segundo lugar na primeira manga onde partiram da “pole position”
  • - Paulo Macedo e Luís Calheiros reclamaram dois pódios nas duas corridas de Vila Real na categoria GT4 Bronze: 2ºs na primeira manga e 3ºs na segunda manga
  •  

 

A Veloso Motorsport esteve presente na segunda jornada do Campeonato de Portugal de Velocidade 2025, realizada este fim de semana no Circuito Internacional de Vila Real, com dois Porsche 718 Cayman CS RS GT4. O primeiro esteve entregue a Patrick Cunha e Bruno Pires, o segundo partilhado por Paulo Macedo e Luís Calheiros.

 

As sessões de treinos livres não correram de feição para a Veloso Motorsport. Os despistes que forçaram bandeiras vermelhas na primeira sessão impediram que a formação da Povoa de Lanhoso cumprisse as voltas exigidas para uma boa afinação dos dois carros. Por outro lado, o segundo treino livre acabou marcada pela fuga de líquido de refrigeração originado num toque com um piloto mais lento. Enfim, dificuldades que prejudicaram o processo de trabalho que a participação sem constrangimentos na terceira sessão livre, não mitigou.

Após estas sessões de treinos livres atribuladas, a Veloso Motorsport deu nova mostra de profissionalismo, tratou de desenhar a estratégia certa para as sessões de qualificação e os resultados não se fizeram esperar. Bruno Pires reclamou a “pole position” na primeira sessão cronometrada na categoria GT4 Pro-Bronze com o tempo de 2.04,603. Patrick Cunha conheceu mais dificuldades com o tráfego, mas mesmo assim ficou com o segundo tempo mais rápido, 2.03,481,

Por seu turno, Paulo Macedo e Luís Calheiros estiveram em excelente plano nas duas qualificações para a categoria GT4 Bronze. Calheiros foi o quarto mais rápido na categoria com o tempo de 2.06,836. Já Luís Calheiros conseguiu o terceiro tempo da grelha de partida da categoria com a melhor volta a parar o cronómetro nos 2.06,348.

 

Após os excelentes resultados apurados durante a qualificação, ambas as duplas da Veloso Motorsport apontavam para o pódio das duas categorias nas duas corridas que foram disputadas no sábado e no domingo.

Corridas que foram muito semelhantes no que tocou a incidentes em pista que levaram a várias bandeiras amarelas, um par de intervenções do “Safety Car” e bandeiras vermelhas em ambas as corridas. Porém, para a primeira corrida, o handicap nas boxes para Bruno Pires e Patrick Cunha era de 10 segundos e, para piorar a situação, começou a chover aquando da formação da pré-grelha.

 

Porém, nada disto impediu que, aproveitando a excelente afinação do Porsche 718 Cayman CS RS GT4, Bruno Pires fizesse um excelente arranque, ganhando dois lugares para na quarta volta ascender ao terceiro lugar da geral. A confusão gerada pelas bandeiras amarelas e “Safety Car” permitiu uma gestão eficiente do ritmo e dos pneus e o carro da Veloso Motorsport chegou a estar no segundo lugar da geral e, claro, primeiro da categoria.

Porém, um desentendimento com aquele que foi o vencedor da categoria deixou o Porsche da Veloso Motorsport desalinhado e Patrick Cunha teve de se esforçar para terminar a corrida no segundo lugar da Categoria GT4 Pro-Bronze. Com a coroa de glória da equipa da formação de Luís Veloso ter rubricado a terceira volta mais rápida da corrida à geral.

 

A segunda corrida conheceu o mesmo figurino, mas sem chuva, e, desta feita, Patrick Cunha e Bruno Pires não deram chances aos seus adversários. Um arranque cauteloso de Cunha deu frutos, pois três voltas cumpridas já tinha ganho uma posição. Depois, a formação da Veloso Motorsport manteve o ritmo e, pelo caminho, ainda rubricou a volta mais rápida da corrida na categoria GT4 Pro-Bronze. E fechou a manga num excelente quinto lugar à geral e com segundo pódio, desta feita, no lugar mais alto.

 

Para Luís Calheiros e Paulo Macedo as duas corridas foram de uma constante superação contra o muito calor que se fez sentir em Trás-os-Montes e contra as dificuldades da exigente pista de Vila Real. Luís Calheiros fez a partida da primeira corrida, com piso molhado, e envolveu-se em lutas muito interessantes até entregar o carro a Paulo Macedo.

 

O piloto da Veloso Motorsport conheceu um turno exigente, mas ainda assim manteve o foco e a ambição e fechou a corrida no segundo lugar entre os GT4 Bronze com um excelente sétimo lugar à geral.

A segunda corrida foi mais complicada devido às paragens e a alguma confusão na pista. Paulo Macedo fez a primeira parte da corrida e entregou o carro a Luís Calheiros dentro do Top 10 à geral e no terceiro lugar da categoria. O muito calor dentro e fora da pista acabou por colocar a formação da Veloso Motorsport no terceiro lugar da categoria GT4 Bronze e oitavo lugar à geral.

 

Mais uma vitória e quatro pódios para o palmarés da Veloso Motorsport, a equipa que há mais anos participa na Velocidade nacional de forma ininterrupta.

 

A próxima jornada vai contar para o Super Cars Iberian e realizar-se nos dias 13 e 14 de setembro no Circuito de Valência. O Campeonato de Portugal de Velocidade regressa em Jerez nos dias 31 de outubro a 2 de novembro com o “Grand Finale” no Autódromo do Estoril nos dias 29 e 30 de novembro.

 

Luís Veloso, CEO da Veloso Motorsport – “Foi um fim de semana de corridas muito interessante e com vários candidatos à vitória à geral e nas diversas categorias. Saimos de Vila Real com os carros intactos o que é sempre bom e, ainda por cima, com quatro pódios em duas categorias diferentes, um deles uma saborosa vitória por parte do Bruno Pires e do Patrick Cunha. O Luís (Calheiros) e o Paulo (Macedo) estiveram muito bem e continuam a sua evolução ao volante de um carro bem diferente do que estavam habituados. Enfim, foi um excelente fim de semana para a Veloso Motorsport que enriqueceu, uma vez mais, o seu palmarés, apesar de algumas contrariedades que a equipa ultrapassou com resiliência e profissionalismo.”

 

Periodicidade Semestral

terça-feira, 3 de fevereiro de 2026 – 12:56:16

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...