>
Está em... início
Automobilismo
Velocidade
1.812 km do Qatar: o Team PEUGEOT TotalEnergies quer aproveitar o arranque da época de 2025



Depois de um final de temporada de 2024 encorajador, coroado por um pódio nas 8 Horas do Bahrain, o Team PEUGEOT TotalEnergies quer capitalizar essa dinâmica para dar início à temporada de 2025 do Campeonato do Mundo FIA de Resistência (FIA WEC) nos 1.812 km do Qatar.
“2025 é um ano que abordamos com determinação”,refere Jean-Marc Finot, Vice-Presidente Sénior da Stellantis Motorsport. “Tivemos um final de temporada forte em 2024, com um quarto lugar em Fuji e um terceiro no Bahrain, onde toda a equipa revelou excelência operacional, tanto em termos de estratégia como de execução. Agora, precisamos de encontrar um pouco mais de desempenho. Um ‘joker’ centrado na suspensão será utilizado a partir do Qatar.”
Durante a época de defeso, o Team PEUGEOT TotalEnergies continuou a desenvolver o PEUGEOT 9X8 em duas sessões de testes. “Fizemos uma longa sessão de resistência em Le Castellet, que nos permitiu trabalhar a fiabilidade e confirmar os progressos significativos realizados nesta área”, confirma Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da PEUGEOT Sport. “Também tivemos um dia de testes no Qatar, em janeiro, com dois carros, o que foi muito elucidativo para nós, pois a versão PEUGEOT 9X8 2024 não tinha sido atualizada nesta pista no ano passado. E Losail é um circuito único”.
O Circuito Internacional de Losail (5,418 km de extensão, com 16 curvas) é plano, com muito pouca elevação, o que favorece os carros com boa aerodinâmica e uma altura ao solo muito baixa.
“Mas as curvas continuam a exigir que o carro não esteja demasiado baixo”, salienta Olivier Jansonnie. “Há um compromisso a encontrar na afinação. Outros fatores também devem ser considerados, como a grande variação de temperatura entre o início, às 14h00, e o final da corrida, por volta da meia-noite, que afeta as estratégias de corrida, as mudanças de pneus, etc.”
Há um ano, o PEUGEOT 9X8 #93 liderou os 1.812 km do Qatar durante 37 voltas e estava em segundo lugar após... 1.807 quilómetros. “Tirando esse erro tão perto do fim, a corrida correu-nos bastante bem no ano passado. O que não significa que este ano se passe o mesmo, pois o carro e as circunstâncias são diferentes”, adverte. ”O que esperamos para a presente época é que o nosso nível de desempenho nos permita competir com os melhores e tirar partido das oportunidades para almejar os degraus mais altos do pódio. O objetivo é estar em posição de lutar pelo pódio em todas as corridas, a começar pelo Qatar. É ambicioso porque o FIA WEC é extremamente competitivo. Estamos a viver uma era de ouro das corridas de resistência. Temos a sorte de viver esta experiência. É muito emocionante e altamente motivador para as equipas, mas os lugares são muito difíceis de conseguir.”
A 13ª temporada do Campeonato do Mundo FIA de Resistência (FIA WEC) terá início com um Prólogo Oficial no Circuito Internacional de Losail, nos dias 21 e 22 de fevereiro (amanhã e sábado). Seguem-se, entre quarta e sexta-feira (26 a 28 de fevereiro), três sessões de Treinos Livres, a Qualificação e a sessão de Hyperpole. Os 1.812 km do Qatar terão início na sexta-feira, dia 28, às 14h00 locais (11h00 em Portugal Continental).
Jean-Éric Vergne (PEUGEOT 9X8 #93):“Losail é um dos circuitos que melhor se adapta ao nosso carro, com a sua superfície muito suave, curvas longas e rápidas e muitas retas que oferecem muitas oportunidades de ultrapassagem. Adoro este traçado, que funcionou bem para a PEUGEOT no ano passado até ao final da corrida. Esperamos ser igualmente competitivos este ano. Fizemos muitos testes durante a pré-época para continuar a desenvolver o carro e trabalhar em pequenos pormenores que podem fazer a diferença. Estou entusiasmado com o início da época e, no #93, vou reencontrar o Mikkel e o Paul, os meus colegas de equipa de 2023.”
Malthe Jakobsen (PEUGEOT 9X8 #94):“Desde o teste para os ‘rookies’ no Bahrain, em novembro passado, competi no Asian Le Mans Series e nas 24 Horas de Daytona, tendo também participado nas sessões de desenvolvimento do PEUGEOT 9X8. Foi nessa altura que descobri o circuito de Losail, uma pista muito plana, com curvas rápidas e que provoca muito pouca degradação dos pneus. A equipa fez uma grande corrida no Qatar no ano passado, sendo que espero que possamos obter um bom resultado esta época. Será a minha primeira corrida com o Team PEUGEOT TotalEnergies e com os meus colegas de equipa no #94, Stoffel e Loïc, que são muito experientes. Tenho muito a aprender com eles”.