António Félix da Costa foi 2º classificado, na primeira corrida da temporada do Mundial de Fórmula E, que teve lugar hoje, em São Paulo, Brasil. Depois de largar do 5ª posição da grelha, o piloto da TAG Heuer Porsche fez uma corrida isenta de erros, agressiva mas simultaneamente inteligente, para terminar no lugar intermédio do pódio, garantindo dezoito pontos na ronda inaugural.
Desde os treinos livres que foi visível a competitividade dos monolugares GEN3 Evo da equipa Porsche, com Félix da Costa a garantir a 5ª posição na grelha para a corrida. Na prova desta tarde, que teve lugar no Sambódromo de Alhembi, o piloto Português chegou a rodar na liderança, mas também chegou a estar na 11ª posição, numa corrida extremamente disputada, com o "attack mode" a ter um papel crucial na estratégia dos pilotos. No final o 2º lugar desta corrida, a juntar à volta mais rápida na corrida, mostra que AFC é candidato ao título e que a Porsche mantem-se competitiva na luta dos lugares cimeiros. É a primeira corrida da temporada, mas começar forte é sempre um bom presságio, como o próprio António referia no final da corrida de hoje: "Estou contente com a nossa solidez no dia de hoje, tantos na qualificação como na corrida estive sempre rápido e senti-me muito confiante com o carro. Foi uma corrida estranha, que foi interrompida duas vezes com bandeira encarnada e quem tinha ainda attack modes acabou por tirar proveito disso, como foi o caso do Evans que venceu com essa estrelinha. Saio de São Paulo contente, é sempre bom começar o ano com um 2º lugar e agora é continuar a trabalhar para nos mantermos competitivos na próxima corrida no México. Queria ainda dizer que hoje o nosso desporto voltou a mostrar-nos que o perigo existe e é real, felizmente o Pascal está bem, depois do acidente feio que teve, isso é mesmo o mais importante do dia de hoje!"
O vencedor da corrida de hoje em São Paulo foi Mitch Evans (Jaguar), seguido de António Félix da Costa (Porsche), com Taylor Barnard (Mclaren) a fechar o pódio. Como mencionado por Félix da Costa o dia de hoje ficou marcado por um tremendo acidente, que envolveu Pascal Werhlein, colega de equipa do piloto luso na TAG Heuer Porsche, que felizmente não causou danos físicos ao piloto Alemão, que saiu do carro pelo seu próprio pé, tendo sido levado para o centro médico por medida de precaução.
O Mundial de Fórmula E faz agora uma pausa Natalícia, para regressar no inicio de Janeiro, dia 11, na cidade do México, para a segunda prova da temporada do campeonato.
Classificação do Mundial de Fórmula E
Mitch Evans - 25 pontos
António Félix da Costa - 19 pontos
Taylor Barnard -15 pontos
Sam Bird - 12 pontos
Edoardo Mortara - 10 pontos
Nyck de Vries - 8 pontos
Sebastien Buemi - 6 pontos
Dan Ticktum - 4 pontos
Pascal Wehrlein - 3 pontos
Jean Eric Vergne - 2 pontos
Stoffel Vandoorne - 1 ponto
... 22 pilotos classificados
Calendário Mundial Fórmula E - 2024
1. São Paulo (Brasil) - 7 Dezembro
2. Cidade do México (México) - 11 Janeiro
3. Jeddah (Arábia Saudita) - 14 Fevereiro
4. Jeddah (Arábia Saudita) - 15 Fevereiro
5. Miami (EUA) - 12 Abril
6. Monaco (Monaco) - 3 Maio
7. Monaco (Monaco) - 4 Maio
8. Tóquio (Japão) - 17 Maio
9. Tóquio (Japão) - 18 Maio
10. Shanghai (China) - 31 Maio
11. Shanghai (China) - 1 Junho
12. Jakarta (Indonésia) - 21 Junho
13. Berlim (Alemanha) - 12 Julho
14. Berlim (Alemanha) - 13 Julho
15. Londres (Reino Unido) - 26 Julho
16. Londres (Reino Unido) - 27 Julho
![](/images/noticias/2024/12_/12_08_01.jpg)