19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Nissan Formula E Team preparada para arranque da Temporada 11 em São Paulo

A Nissan Formula E Team está preparada para arrancar com a Era do GEN3 Evo este fim de semana, com o Campeonato do Mundo de Fórmula E ABB FIA 2024/25 a começar em São Paulo, Brasil. A equipa avança na Temporada 11 com Oliver Rowland a procurar manter a sua forte prestação, ao lado de Norman Nato que regressou à equipa.
 
No evento da época passada em São Paulo, Rowland fez uma notável dupla ultrapassagem na última curva da última volta, tendo garantido um brilhante pódio à equipa. Esta prestação foi uma das muitas exibições fortes do britânico durante a Temporada 10, tendo subido ao pódio em sete ocasiões, incluindo vitórias em Misano e Londres.
 
Esta vai ser a terceira vez que o campeonato mundial visita o Brasil, com o circuito de rua de São Paulo a ser o anfitrião em cada uma das ocasiões. A corrida de sábado vai acontecer no Sambódromo do Anhembi, com a principal reta a situar-se na avenida do mundialmente conhecido Carnaval de São Paulo.
 
A pista de 2,93 quilómetros inclui 11 curvas com três longas retas que são seguidas por zonas de travagem a fundo, garantindo que as melhores oportunidades para ultrapassagens ocorrem nas Curvas 1, 4 e 7.
 
A Nissan tem uma forte presença no Brasil, com uma relação de 24 anos que deverá crescer nos próximos tempos. Em 2023, em linha com o plano global Ambition 2030, a empresa anunciou que iria expandir o plano de investimento 2023-2025, chegando a cerca de 441 milhões de euros, para produzir dois novos SUVs na fábrica da Nissan, em Resende, no estado do Rio de Janeiro.
 
A ação na pista começa na sexta-feira, às 13h30 (hora de Lisboa), com a qualificação a acontecer às 06h40 no sábado (hora de Lisboa), antes da corrida às 11h00 (hora de Lisboa).
 
Tommaso Volpe, Diretor-Geral e Chefe de Equipa da Nissan Formula E Team: "Testar com o monolugar GEN3 Evo foi intenso, mas aprendemos imenso, especialmente sobre os novos pneus e o sistema all-wheel drive. Trabalhámos arduamente nos últimos meses e mal podemos esperar para voltar à pista. O Brasil é um importante mercado para a Nissan, e temos boas memórias da última vez que corremos no país, com o Oli a ganhar-nos um pódio com a sua ultrapassagem incrível na última curva. O circuito de São Paulo é muito particular, diferente de muitos dos outros que estão no calendário – a configuração é para alta velocidade, com travagens a fundo e baixa aderência, sendo por isso um desafio começar o campeonato nesta pista, especialmente com os novos monolugares. No entanto, estamos prontos e vamos procurar começar a Temporada 11 da mesma forma que terminámos a Temporada 10."
 
Oliver Rowland, Piloto da Nissan Formula E Team: "Desde os testes de pré-temporada em Madrid que o foco tem sido otimizar o monolugar para garantir o melhor desempenho este fim de semana. Os diferentes pneus têm sido um dos principais pontos de discussão durante os testes e na preparação para a primeira prova, mas estou confiante de que podemos executar bem o nosso plano. Não tivemos a melhor qualificação da última vez, mas mostrámos um excelente ritmo durante a corrida para subirmos ao pódio. Sinto-me confiante ao entrar no fim de semana, apesar de não ser o tipo de pista em que normalmente me destaco. Se conseguirmos uma boa qualificação, penso que estarei numa posição forte para conseguir um grande resultado para a equipa."
 
Norman Nato, Piloto da Nissan Formula E Team: "Vai ser estranho começar uma nova temporada em dezembro, mas, claro, estou ansioso por isso! Gosto da pista e do local e, embora não tenha tido a melhor sorte no passado, estou confiante de que posso ter um bom desempenho. Os testes em Madrid correram bem, mas é sempre muito diferente em condições de corrida, por isso vai ser bom ver a nossa posição em relação aos nossos concorrentes. Temos trabalhado arduamente para estrarmos o mais preparados possível para São Paulo, tentando compreender os novos pneus, afinando o set-up para a qualificação e as corridas, e ajustando as estratégias. Vamos aprender muito mais quando entrarmos na pista no Brasil, por isso estou ansioso por estar lá e começar a época."
 
Sérgio Sette Câmara, Piloto de Reserva e de Simulador da Nissan Formula E Team: "É ótimo ver São Paulo a receber a ronda de abertura do campeonato, que é um E-Prix em casa para mim! O Brasil é um mercado enorme e tem alguns dos fãs de automobilismo mais apaixonados do mundo, com a Fórmula E a crescer rapidamente aqui. A corrida é sempre emocionante, uma vez que o traçado permite poupar energia, o que significa uma luta constante. O Oli fez um trabalho brilhante no ano passado para garantir um pódio e espero que possamos ver isso novamente neste local fantástico. Mal posso esperar para começar a minha nova função e para estar no Brasil com a equipa este fim de semana."
 

Periodicidade Diária

sábado, 18 de janeiro de 2025 – 18:34:22

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...