>
Após um Prólogo numa muita curta SuperEspecial de ontem, os dois PEUGEOT 3008DKR de Sébastien Loeb e Carlos Sainz atacaram hoje a 1ª e mais longa Etapa do Rali de Marrocos. Já bem dentro do ritmo, Sébastien Loeb e Daniel Elena deram a primeira vitória à PEUGEOT, fazendo-o em grande estilo.
• Sébastien Loeb e Daniel Elena assumiram o 1º lugar da Geral depois de assinarem o melhor tempo na 1ª Etapa, suplantando os seus adversários mais próximos por uma margem de 14 minutos. Saindo esta manhã da 11ª posição, a dupla imprimiu um ritmo muito elevado desde o início da Etapa, ultrapassando um a um todos os concorrentes que saíram à sua frente, sem fazer qualquer erro de navegação.
• De regresso às competições pela primeira vez desde o Dakar, em janeiro último, Carlos Sainz e Lucas Cruz foram hoje os primeiros na estrada, fazendo-o durante uma boa parte do dia. Muito prudentes, terminaram a Etapa na 7ª posição, mantendo-se bem posicionados para continuar a sua evolução.
• Apesar das condições difíceis e das altas temperaturas naquele que foi o dia mais longo do Rali do Marrocos, os dois PEUGEOT 3008DKR provaram para ser fiáveis ao longo das pistas abertas e rochosas, chegando a Erfoud sem grandes problemas.
NÚMEROS DA ETAPA
Temperatura média: 45°C
Velocidade máxima: 196,4 Km/h
Tipo de terreno: traçado rochoso no deserto
NÚMERO DO DIA: 007
Erfoud, onde está instalado o bivouac desta noite, foi palco de uma cena do filme “Spectre”, da saga de James Bond. Daniel Craig, actor que interpreta o papel do espião britânico, ali esteve há dois anos, a uma curta distância de Sébastien Loeb, ao tempo em que fez os seus primeiros testes com a PEUGEOT 2008DKR.
Bruno Famin, Diretor da PEUGEOT SPORT
“Foi muito bom chegar ao final da Especial mais longa do rali. Estamos felizes com o resultado de hoje, com as nossas duas equipas a realizar um bom trabalho. Há ainda muitas incógnitas pela frente, pelo que precisamos de nos manter focados. O Sébastian assinou uma grande performance, assumindo a liderança da Geral com uma vantagem significativa sobre o 2º. É um bom presságio para amanhã, pois eles irão abrir a estrada. Já o Carlos teve hoje que abrir caminho e rolou a um bom ritmo, até encontrar algumas dificuldades na navegação e nos furos.”
Sébastien Loeb,
Piloto do Team Peugeot Total
PEUGEOT 3008DKR nº312
1º na Etapa; 1º classificado na Geral
"Foi um dia muito bom. Mantivemo-nos concentrados e não fizemos qualquer de erro de navegação ou ao volante. Conseguimos ultrapassar todos os concorrentes à nossa frente e completámos a Etapa na frente. É muito bom já contar com esta distância na classificação, mesmo que ainda haja, obviamente, muitos quilómetros e outros desafios pela frente.”
Carlos Sainz,
Piloto do Team Peugeot Total
PEUGEOT 3008DKR nº310
5º na Etapa; 5º classificado na Geral
"Foi um dia difícil. Estamos satisfeitos com este resultado, apesar das circunstâncias: tivemos que parar duas vezes para mudar rodas após outros tantos furos. A navegação não era fácil e perdemo-nos duas vezes durante 5 minutos. Amanhã será outro dia e estamos muito motivados.”
AMANHÃ, A 2ª ETAPA…
Os concorrentes irão entrar rapidamente em ação amanhã, pois a ligação até ao início da Especial tem apenas 24 Km. O itinerário irá levá-los pelo coração do deserto do Sahara, entre Erfoud e Ergchebi, com passagens complexas de dunas, complicadas para pilotos e também para os navegadores.