>
Teve início esta tarde, junto ao Santuário da Senhora do Almortão, a edição de 2017 da Baja TT Idanha-a-Nova, terceira prova pontuável para o Desafio Total Mazda. Com duas passagens pelo Prólogo disputado sob calor intenso e muito pó, Pedro Dias da Silva/José Janela levaram melhor sobre a concorrência e arrecadaram o melhor tempo na etapa.
Apesar de um pequeno susto com o sistema de travagem, o piloto de Tomar teve uma etapa relativamente calma em que “não cometi erros e consegui um bom ritmo. O troço estava um pouco escorregadio e, por isso, imprevisível, mas na generalidade correu bem. Amanhã é que é a valer...” Pedro Dias da Silva terminou o dia no sétimo lugar à geral, liderando o Desafio Total Mazda.
O segundo melhor neste primeiro dia de competição em Idanha-a-Nova, foi Bruno Oliveira – ladeado por Paulo Marques. Sem problemas de maior, o piloto esclareceu que não quis arriscar, “mas ainda tivemos uma pequena saída de pista. Tirando isso tudo calmo e, acima de tudo, muito divertido”
Bruno Rodrigues/Ricardo Claro sentiram “na pele” as dificuldades da falta de aderência do piso, com muita terra solta. Ainda assim, conseguiram a terceira melhor marca após as duas passagens pelo Prólogo... “Correu... assim assim!!! Achei a pista muito escorregadia e isso fez-me andar com enormes cautelas. O resultado é interessante, mas amanhã é que conta.”
Pedro Salgueiro/Luís Ribeiro, a estrear o Mazda Proto alugado à estrutura da PRK Sport, asseguraram o quarto lugar, mesmo após a quebra de uma transmissão na primeira passagem. Os irmãos Floriano e Nuno Roxo encerraram o “top five” do Desafio, após um dia sem sobressaltos. Penalizados por um problema de injecção de gasolina, Pedro e Ricardo Oliveira ficaram retidos durante vários minutos na pista durante a segunda passagem e, assim, tiveram de contentar-se com o sexto lugar do Desafio Total Mazda. Dia aziago tiveram Nuno Tordo/António Serrão, obrigados a abandonar devido a um problema mecânico.
Amanhã as equipas têm pela frente dois Sectores Selectivos, um matinal (Idanha / Rosmaninhal / Idanha) com cerca de 140 km, e outro à tarde (Idanha / Penamacor / Zebreira) com quase 190 km. No total as terão que cumprir 344,27 km antes do regresso Idanha-a-Nova, estimado para as 17h15.
Classificação (Após a 1ª Etapa)
1º Pedro Dias da Silva/José Janela (Mazda Proto), 11m41m26s
2º Bruno Oliveira/Paulo Marques (Mazda Proto) 12m57,81s
3º Bruno Rodrigues/Ricardo Claro (Mazda Proto), a 13m28,51s
4º Pedro Salgueiro//Luís Ribeiro (Mazda Proto), a 13m56,56s
5º Floriano Roxo/Nuno Roxo (Mazda Proto), 14m57,81s
6º Pedro Oliveira/Ricardo (Mazda Proto) 35m23,81s
Desafio Total Mazda (Após 2 provas)
1º Pedro Dias da Silva – 56 pontos
2º Bruno Rodrigues – 30 pontos
3º Pedro Salgueiro – 24 Pontos
4º Nuno Tordo – 18 pontos
4º Bruno Oliveira – 18 pontos
6º Floriano Roxo – 10 pontos
Palmarés do Desafio Total/Mazda
Ano Piloto Navegador
2016 Etelvino Carvalho João Penedo
2015 João Rato João Ratinho
2014 Carlos Pinto Miguel Sanchez
2013 Etelvino Carvalho Nuno Gonçalves
2012 João Rato José Motaco
2011 João Rato José Motaco
2010 João Pais João Rato
2009 João Pais -
2008 Bruno Oliveira -