O Município de Oeiras vai apoiar com 45 799,98 euros mais uma edição do projeto de inovação social na área da educação, ‘Aprender em Círculo’, no âmbito das políticas municipais de combate ao insucesso escolar e ao abandono escolar precoce. Os destinatários são crianças e jovens do Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro, em Porto Salvo, nomeadamente da Escola Pedro Álvares Cabral.
Promovido pela Florescer – Associação de Educação Global desde o ano letivo 2028/2019, o projeto ‘Aprender em Círculo’ pretende desenvolver uma equipa de professores-facilitadores do trabalho em círculo e de metodologias participativas como jogos pedagógicos e colaborativos, rodas rítmicas, conselhos de alunos e de escola, mentorias e avaliação participativa, entre outras, para estimular processos de mudança pedagógicos, sociais e sistémicos no contexto escolar.
A avaliação de impacto, realizada à 7ª edição do projeto ‘Aprender em Círculo’ que teve lugar no ano letivo 2024/2025, mostra uma taxa global de aproveitamento próxima dos 100% e um aumento da percentagem de crianças que concluem o 4º ano do primeiro ciclo com classificação mediana acima de suficiente (46% em 2023, 55% em 2024 e 73% em 2025).
Os professores também avaliaram positivamente a sua ação de formação, tendo mais de 80% afirmado que o curso contribuiu para melhorar estratégias de ensino, a comunicação com os alunos e a gestão da atividade em sala de aula.