Viseu XMAS RUN volta a encher e a colorir as ruas da cidade com Mães e Pais Natais solidários
10ª edição angariou apoio para as crianças e jovens especialmente fragilizados do Serviço de Pediatria da ULS Viseu Dão Lafões
O Viseu XMAS RUN 25 voltou a sair à rua este domingo, dia 21 de dezembro, reunindo centenas de participantes nas principais artérias da cidade de Viseu, num evento que, pela 10ª vez, voltou a unir a atividade física, o espírito natalício e a solidariedade.
Entre a corrida de 10 quilómetros e a caminhada de 5 quilómetros, cerca de 1700 participantes associaram-se a esta iniciativa solidária, percorrendo as ruas e avenidas da cidade, vestidos a rigor de Pai Natal, contribuindo assim para apoiar as crianças e jovens especialmente fragilizados do Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões.
O valor total de 12 mil euros angariado através das inscrições reverteu integralmente para esta causa, reforçando o compromisso do Viseu XMAS RUN com a promoção de estilos de vida saudáveis e com a responsabilidade social.
“Agradecemos a todos os parceiros que tornaram possível esta edição, os grupos de corrida, os Ginásios, os Clubes Desportivos, as Juntas de Freguesia e demais entidades da comunidade, voluntários, individualmente e através das organizações que mobilizaram pessoas e recursos”, reforçou o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, João Azevedo. “Não esquecendo a Unidade Local de Saúde Viseu Dão-Lafões que prontamente se associou a este evento e reforçou com a sua presença, a ligação entre saúde, prevenção e comunidade”.
Pedro Lemos, do Grupo Desportivo “Os Ribeirinhos”, Miguel Leitão, e André Figueiredo, do Ontrisport foram os atletas que se destacaram em 1º, 2º e 3º lugar, respetivamente, na geral masculinos da corrida.
Já na geral femininos, destacaram-se Rita Figueiredo, do Sporting Clube de Braga, em 1º lugar, Ana Borges, da Brave Viritahvs Runners Viseu, em 2º lugar, e Ana Correia, em 3º lugar.
“Quando a comunidade se une por uma causa comum, Viseu ganha dimensão, ganha força e ganha futuro. Que 2026 seja um ano mais ativo, mais saudável e mais feliz, com mais pessoas a caminhar, a correr, a praticar desporto e a cuidar de si e dos outros”, desejou João Azevedo.