20 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Lisboa reúne a academia e o Município no 3.º Encontro do Laboratório de Dados Urbanos

 

Lisboa reúne a academia e o Município no 3.º Encontro do Laboratório de Dados Urbanos
 
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) realiza, no dia 28 de maio, a 3.ª edição do Encontro do Laboratório de Dados Urbanos de Lisboa (LxDataLab), a partir das 9h00, no Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro.
 
A iniciativa é promovida pelo Centro de Gestão e Inteligência Urbana de Lisboa (CGIUL), departamento municipal dedicado ao desenvolvimento de projetos no âmbito das Smart Cities, em parceria com 20 universidades e instituições de ensino superior e investigação científica, no quadro dos protocolos de colaboração estabelecidos entre o Município e estas entidades.
 
O encontro tem como principal objetivo a apresentação dos projetos desenvolvidos por alunos no âmbito dos desafios propostos pela CML, que incluem temas como padrão das ocorrências de intervenção no espaço público, velocidade comercial dos autocarros da Carris, logística urbana, padrões de mobilidade e os desafios no acesso à habitação na cidade de Lisboa. A academia beneficia do acesso a dados reais sobre Lisboa, enquanto o município testa soluções analíticas com potencial para promover a inovação, eficácia e proatividade dos serviços prestados aos cidadãos.
 
Realizado pela primeira vez em 2022, o LxDataLab tem sido bem acolhido por alunos, docentes e investigadores, ao proporcionar uma oportunidade única para responder a desafios concretos da cidade com base em dados reais.
 
Até à data, o município lançou 36 desafios, que envolveram mais de 280 investigadores e estudantes universitários.
 
A sessão de abertura contará com a intervenção da vereadora Joana Almeida, responsável pelo pelouro dos Sistemas de Informação e Cidade Inteligente do executivo da CML presidido por Carlos Moedas, e será moderada pelo Professor Fernando Brito e Abreu, docente do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação do ISCTE-IUL. O evento será um espaço de partilha de conhecimento e debate entre entusiastas da engenharia de dados e da inteligência artificial, culminando com o lançamento de novos desafios para a próxima edição do encontro.
 
Para a vereadora Joana Almeida, “a parceria com universidades e centros de investigação é essencial para desenvolvermos uma cidade mais inteligente, inovadora e centrada nas pessoas. Através da análise de dados reais, conseguimos compreender melhor Lisboa, antecipar desafios e testar soluções que nos ajudam a servir melhor os cidadãos.”
Programa

Periodicidade Semanal

domingo, 19 de abril de 2026

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...