20 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Seia celebra tradição e sabores na Feira do Queijo Serra da Estrela

 

Seia volta a celebrar a sua identidade e tradição com a 48.ª edição da Feira do Queijo Serra da Estrela, de 1 a 4 de março, um evento que homenageia as raízes da pastorícia, o saber das queijeiras e a excelência dos produtos serranos.

 

Durante quatro dias, a cidade transforma-se num ponto de encontro entre sabores e saberes, onde o Queijo Serra da Estrela, produzido de geração em geração, assume o papel principal. Mais do que uma feira, este é um tributo às gentes da Serra, aos pastores e às queijeiras, guardiões de uma tradição que faz parte da identidade deste território.

 

A tradição secular da produção do queijo é enaltecida no Mercado do Queijo e dos Produtos Regionais, que conta com a participação de cerca de meia centena de expositores, incluindo pastores, queijarias tradicionais, produtores de queijo DOP e unidades fabris. Ao queijo unem-se os enchidos serranos, o pão de centeio, o vinho do Dão Sub-região da Serra da Estrela, o mel, o azeite, entre outros.

 

A base deste saber ancestral, a pastorícia, tem igualmente um espaço de destaque na área circundante ao mercado, com a recriação da Quinta do Pastor, onde a ovelha Serra da Estrela assume um papel central, e a horta pedagógica dinamizada pelo Centro de Interpretação da Serra da Estrela. O certame acolhe, ainda, o Concurso de Ovinos e Caprinos da Serra da Estrela, promovido pela Ancose - Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, um momento de valorização dos melhores exemplares da raça.

 

Na feira, será também possível conhecer o Cão Serra da Estrela, fiel companheiro do pastor, numa mostra dinamizada pela LICRASE - Liga dos Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela. O evento integra igualmente uma área dedicada ao artesanato regional, demonstrações culinárias com “cozinha ao vivo” e as tradicionais tasquinhas de 'comes e bebes', dinamizadas pelo movimento associativo local, garantindo momentos de convívio e partilha de saberes.

 

Aliando tradição, criatividade e inovação, a programação da Feira do Queijo Serra da Estrela oferece um leque de experiências enriquecedoras. As sessões de “Dicas e Saberes” proporcionam uma imersão no património gastronómico local, com destaque para o queijo DOP, em parceria com a Estrelacoop, o azeite, em colaboração com o Museu do Azeite da Bobadela, e o pão, com o apoio do Museu do Pão. Estas atividades procuram aprofundar o conhecimento sobre os produtos endógenos da região.

 

Entre os momentos mais aguardados do evento, salientam-se a produção do Maior Queijo de Ovelha de Seia, na tarde de segunda-feira, e a confeção ao vivo de enchidos, na terça-feira, reunindo vários produtores locais numa demonstração das técnicas tradicionais que preservam a autenticidade e o saber ancestral da Serra da Estrela.

 

A animação estará presente ao longo dos quatro dias, num programa diversificado que inclui a participação de bandas filarmónicas, ranchos folclóricos e grupos de música tradicional, reforçando o espírito festivo da feira.

O evento, promovido pelo Município de Seia, conta com a colaboração da LICRASE, da Ancose, da EstrelaCoop, da Escola Superior de Turismo e Hotelaria - IPG e da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM).

 

A Feira do Queijo abre diariamente às 10h e encerra às 20h, à exceção da terça-feira de Carnaval, cujo encerramento será antecipado para as 16h. As tasquinhas prolongam o horário de funcionamento até às 23h nos primeiros três dias do evento.

 

FEIRA DO QUEJO 2025

 

PROGRAMA

 

1 MARÇO I sábado

 

  • 10h00  - Cerimónia de Abertura pelas Entidades Oficiais                           

  • - Prova do Maior Queijo - Produzido na Feira do Queijo Serra da Estrela - Seia 2024

  • - Fanfarrra dos Bombeiros Voluntários de Seia

  • - Sociedade Recreativa e Musical Loriguense      

14h00  Rancho Folclórico de Paranhos da Beira

15h00  Banda Filarmónica 1.º de Janeiro de Carragozela

16h00  Cozinha ao Vivo: “Entrecosto em Vinha d’alhos com Broa” e “Arroz Doce” I Restaurante Caverna da Bicharada

17h00  Grupo de Cantares de Tourais

17h30  Dicas e Saberes: “Como Apresentar e Conservar o Queijo Serra da Estrela” I Estrelacoop
Prova do Queijo Serra da Estrela DOP com Harmonização de Vinhos do Dão

19h00  Rancho Folclórico de Seia

20h00  Grupo Musical “Fonte da Pipa”

 

2 MARÇO I domingo

 

10h00  Fanfarrra dos Bombeiros Voluntários de São Romão

11h00  Banda Academia de Santa Cecília

12h00  Demonstração da Ordenha da Ovelha I ANCOSE

12h30  Tuna de Figueiredo

14h00  Rancho Folclórico “Estrela D´Alva”

15h00  Entrega de Prémios do Concurso Ovinos Serra da Estrela I ANCOSE

16h00  Banda Torroselense Estrela D´Alva

17h00  Cozinha ao Vivo: "Trilogia de Queijos de Seia” com o Chef Rui Cerveira I ESTH/IPG

17h30  Dicas e Saberes: “Do lagar à mesa: História, produção e degustação do ouro líquido” I Museu do Azeite da Bobadela

18h00  Rancho Folclórico “Os Pastores de São Romão”

19h00  Grupo de Cantares Casa Velha de Santiago

20h00  Grupo Musical “Jony & Letty”

 

 

3 MARÇO I segunda-feira

 

10h00  Grupo de Concertinas de Sameice

11h00  Grupo de Cantares e Cavaquinhos da Academia Sénior de Seia

12h00  Demonstração da Ordenha da Ovelha I ANCOSE

14h00  Produção ao Vivo do Maior Queijo de Ovelha de Seia I Produtores do Concelho

15h30  Senatuna - Tuna da Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia

16h00  Cozinha ao Vivo: Produtos Serra da Estrela DOP com Sandra Master Chef I Estrelacoop

17h00  Prova de Requeijão e Doce de Abóbora I Produtores do concelho, Confraria do Requeijão com Doce de Abóbora e Confraria da Broa e Bolo Negro de Loriga

17h30  Dicas e Saberes: “Pão que nasce da farinha e cresce com as mãos” I Museu do Pão

20h00  Grupo Musical “Siga a Farra”

 

4 MARÇO I terça-feira

 

10h00  Grupo de Concertinistas da Folgosa da Madalena

11h00  Sociedade Musical Estrela da Beira         

14h30  Produção ao vivo do enchido de Seia I Produtores do Concelho - comentada pela Prof.ª Cristina Rodrigues da ESTH / IPG

15h30  Grupo de Bombos “Zés Pereiras Aikdoy”

 

Exposição no Posto de Turismo “Guardiões da Tradição”

 

Horário da Feira
10h00 às 20h00*
* Quinta do Pastor – 10h00 às 18h00
* Tasquinhas – 10h00 às 23h00
Dia 4 de março - encerra às 16h00

 

 

 

Periodicidade Semanal

quinta-feira, 23 de abril de 2026

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...