20 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Memorial à Vigília do Rato, escultura de Cristina Ataíde, inaugura, 25 de março

 
A Câmara Municipal de Lisboa e a Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril convidam para a inauguração da escultura Memorial Vigília Da Capela do Rato no dia 25 de março, pelas 18h30, no Jardim das Amoreiras. 
 
A escultura, da autoria da artista plástica Cristina Ataíde, homenageia a vigília de protesto de um grupo de católicos progressistas que, no dia 30 e 31 de dezembro de 1972, se reuniram na Capela do Rato e assumindo assim uma posição contra a Guerra Colonial e a ditadura do Estado Novo.
 
Através deste Memorial Vigília da Capela do Rato, o Município de Lisboa homenageia o grupo de pessoas e anónimos que participaram na vigília e deixa o legado da memória do acontecimento político que também contribuiu para a implementação da democracia.
 
Integrada nas comemorações oficiais dos 50 anos do 25 de Abril, esta escultura tem por base o percurso entre a Calçada Bento da Rocha Cabral, onde fica localizada a Capela do Rato, até ao Jardim das Amoreiras. Nas palavras de Cristina Ataíde “a escultura tem um corpo central, constituído por dois muretes em mármore de Vila Viçosa que criam uma passagem estreita e afunilada. São dois muros fortes, mas já inclinados, simbolizando o poder repressor estabelecido, mas já em queda”. Diz-nos ainda que os “êmbolos em aço inoxidável remetem para as forças populares que empurram esses poderes e os tentam afastar, empurrar, derrotar, criando a desejada liberdade” e que as palavras gravadas no mármore são também “palavras ditas durante a Vigília e que queremos relembrar: PAZ, LIBERDADE, DIREITOS, MUDANÇA.” Cristina Ataíde deixa ainda o desafio de percorrer a escultura “interagindo com ela”.
 
Estão presentes nesta cerimónia, o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, o vereador da Cultura, Diogo Moura, a presidente da Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril, Maria Inácia Rezola, a artista plástica Cristina Ataíde e o presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado.
 

Periodicidade Semanal

sexta-feira, 24 de abril de 2026

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...