18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Fabián Venero e June Villarroel Vencem Louzantrail GTNS

A prova mais internacional do Louzantrail correu-se esta manhã, num percurso de 30 km com 2000 metros de desnível positivo, a contar para o Golden Trail National Series. Os espanhóis Fabián Venero, do lado masculino, e June Villarrossel, do lado feminino, foram os mais fortes e cortaram a meta em primeiro lugar.
 
A frente da prova masculina foi sempre dominada por Fabián Venero, da Salomon Next Generation, que cumpriu o percurso, hoje com a intempérie meteorológica que se sentiu ontem a dar tréguas, mas a lama a dificultar, no tempo de 2h49m01s. Também o segundo e terceiro classificados, respetivamente, os espanhóis, Roger Comellas, da Merrell, e Francesc Cabrero, da Mur I Castell-Blumaq, mantiveram as suas posições do início ao fim, terminando com o tempo de 2h55m18s e 3h01m30s.
 
“Desde os Campeonatos de Madrid que estou a preparar esta prova, já a tinha em mente há três ou quatro meses e consegui partir bem e dominar até aos 5 km, altura em que aproveitei para aumentar o ritmo, que depois mantive até ao final. O percurso é muito duro, mas também muito bonito. Gostei muito”, disse Fabián Venero, à chegada à meta, partilhando que está focado em completar todo o circuito Golden Trail National Series.
O primeiro português chegou na quarta posição, a apenas 6 segundos do terceiro classificado. Nuno Campos, da Furfor Running Project, ficou à beira do pódio, com a marca de 3h01m30s. Nesta que foi a sua primeira vez no Louzantrail, o atleta da Furfor Running Project reconheceu que a lama dificultou a progressão, contribuindo para a dureza do percurso, particularmente na parte final. Com apenas 22 anos, Nuno Campos começou a correr em 2020 e, no ano passado, disputou pela primeira vez os campeonatos nacionais de sprint, sendo que este ano vai disputar nos nacionais de trail. Sobre a participação no Louzantrail o atleta disse ainda que “é com certeza uma prova para voltar”.
 
Do lado feminino, a espanhola June Villarroel, a competir como individual, nesta que foi a sua segunda participação no Louzantrail, impôs-se às portuguesas da Furfor Running Project, Cristina Arreiol e Carolina Oliveira, segunda e terceira classificadas, respetivamente, cumprindo os 30 km em 3h26m51s. No final, Villarroel explicou que no ano passado a prova não lhe correu bem, tendo tido uma queda e, por isso, decidiu voltar. Depois de uma semana a treinar na Serra da Lousã, June Villarroel disse, no final: “Depois do que aconteceu no ano passado, quis partir tranquila e assim foi. Consegui manter a primeira posição e foi sempre tranquilo até à meta.”
 
Jorge Filipe e Célia Amaro foram os mais rápidos nos 18 km
 
Hoje correu-se também o Louzantrail XS, de 18 km, prova ganha pelo filho da terra Jorge Filipe, da Furfor Running Project, em 1h46m06s. No final Jorge Filipe, que tem pela frente também os nacionais de trail e já participou várias vezes no Louzantrail, disse: “Conheço esta serra como a palma das minhas mãos e por isso foi seguir para a frente e consegui ganhar.” Tiago Duarte e João Novo, do Clube de Atletismo da Tocha, completaram o pódio na segunda e terceira posições, respetivamente em 1h51m58,10s e 1h51m58,42s.
 
Do lado feminino, vitória para Célia Amaro, da Serra D’Aire Trail Team, que cortou a meta em 2h14m14s, menos de dois minutos antes da experiente Lucinda Sousa, do Olímpico Vianense, que chegou na segunda posição. Completou o pódio, no terceiro lugar, Mariana Girão, da Farmácia Luciano e Matos, com o tempo de 2h19m37s.
 
Fotografias de Matias Novo
 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 16 de outubro de 2024 – 07:47:52

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...