>
Realiza-se amanhã a quarta edição do Trail Amigos da Montanha que mais uma vez volta a superar todas as expectativas e trará até Barcelos cerca de 1750 participantes. O evento será preenchido por três provas: o Ultra Trail, com 61 km, o Trail, com 30 km, e o Mini Trail com 15km e, ainda, por um Percurso Pedestre de 7km.
Na prova Ultra Trail, os atletas são ainda convidados a participar, durante o trajecto, em atividades de muita aventura proporcionada pelo slide, a ponte de cordas ou a descida do rio em canoa, numa união entre várias modalidades desenvolvidas pelos Amigos da Montanha. A introdução destas actividades é vista pelos participantes como um verdadeiro mote para a aventura, constituindo uma das características de atractividade e diferenciação deste trail.
O Trail Amigos da Montanha tem também uma vertente solidária. Por cada inscrição, 1€ reverte para Apaci - Associação de Pais e Amigos das Crianças Inadaptadas no âmbito da campanha "Há um Lugar Ideal para Gente Especial" que visa a angariação de fundo para a construção do Lar Residencial e Centro de Atividades Ocupacional desta instituição de Barcelos.
Em 2012 o Trail Amigos da Montanha conquistou os participantes e mereceu a classificação de 5 estrelas no inquérito realizado pelo Observatório da Corrida.
No próximo domingo os atletas desta modalidade, que nos últimos anos tem registado um crescimento exponencial, percorrerão alguns dos mais bonitos trilhos do concelho com diferentes trajectos em cada uma das provas. A partida e meta estão localizadas na Av. da Liberdade, no centro histórico de Barcelos, localização que em 2012 teve o maior agrado dos atletas, dando um colorido especial a esta zona.
Os atletas a participarem na prova dos 61km partirão da Avenida da Liberdade, no centro histórico de Barcelos, pelas 7h00. A prova de 30km terá início no mesmo local às 9h e uma hora mais tarde partem os atletas inscritos na prova dos 15km, seguindo-se a caminhada de 7 km.
A chegada dos primeiros participantes está prevista para as 11h20. Pelas 14h decorrerá a cerimónia de entrega de Prémios do Mini Trail AM e uma hora mais tarde a da prova dos 30km. A entrega de prémios para o Ultra Trail está agendada para as 16h30.