18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Amândio Antunes vence o Peneda-Gerês Trail Adventure pela 2ª vez

 

No passado dia 8 de Abril iniciou-se, no Município de Ponte da Barca, mais um Peneda-Gerês Trail Adventure (PGTA). Organizada pelo conceituado ultramaratonista português Carlos Sá, esta que foi a 4ª edição do evento de trail running por etapas mais internacional de Portugal, contou com participação de atletas de 22 nacionalidades, os quais representam mais de 80% do total de participantes. Em mais um ano consecutivo, o Peneda-Gerês Trail Adventure revela-se um importante porta-estandarte na promoção de Portugal e do Parque Nacional Peneda-Gerês, não só a nível nacional mas, especialmente, a nível internacional.

 

O Peneda-Gerês Trail Adventure, enquanto prova por etapas, foi pensada e estruturada com modalidades e distâncias variadas, tornando-se assim acessível a diversos tipos de atletas.Assim, nesta edição, os atletas participantes puderam escolher entre a distância de 7 dias/7 etapas/220 Km (ou 115 Km na versão Starter/trekking) e a distância 4 dias/4 etapas/125 Km (ou 70 Km, também na versão Starter/trekking). Os percursos passaram por alguns dos mais emblemáticos locais da região, numa aventura que proporcionou aos participantes, não só o contacto com um cenário natural de beleza luxuriante, com fauna e flora de uma riqueza incomparável, bem como com as gentes, as suas tradições e o seu património cultural e gastronómico, de valor incalculável.

 

A prova iniciou no dia 8 de Abril com um percurso noturno de cerca de 15Km.Foi uma 1ªetapa muito disputada, com os primeiros 4 atletas a necessitaram de apenas 53 minutos para concluir a etapa e a chegarem separados por apenas 30 segundos. Começavam, já neste primeiro dia, a vislumbrar-se os atletas que ocupariam os lugares de pódio no final da semana.

 

O quarto dia de competição, 11 de Abril, foi o último para os atletas que competiam no PGTA 4 dias. Apenas 29Km separavam os atletas da tão ambicionada meta final que se encontrava no Castelo do Lindoso. Com os vencedores praticamente apurados, tal foi o domínio de Juan Martinez e Sonia Valero nas etapas anteriores, assistiu-se a uma intensa disputa pelos restantes lugares do pódio, que foram tomados por atletas portugueses e espanhóis.Na versão curta da prova de 4 dias a vitória final coube a Sandro Votta e Maja Aleksic, ambos atletas da Suíça. Terminada a etapa, em plena Central Hidroeléctrica do Lindoso, a mais de 350m de profundidade, decorreu a cerimónia de entrega prémios para os atletas que aqui terminaram os 4 dias de competição.

 

PGTA 4 Dias

Top 3 Masculino

Top 3 Feminino

Juan Fuego Martinez (11:46:21)

Sonia Valero (13:47:00)

Adrian Gimenez (13:29:20)

Goreti Silva (15:08:35)

Hugo Lima (13:34:26)

Eva Madrid (15:38:39)

 

PGTA 4 dias Starter

Top 3 Masculino

Top 3 Feminino

Sandro Votta (08:05:54)

Maja Aleksic (10:20:38)

Alex Miranda (08:36:13)

Laura Pinto (10:40:54)

Jorge Soares (09:39:28)

Svenja Kernstock (10:46:35)

 

Ao sétimo dia de prova, dia 14 de Abril, assistiu-se à derradeira etapa da competição. A vila termal do Gerês, foi o palco deste último dia de competição. Apenas 25Km separavam os atletas da tão ambicionada meta final. Mesmo com as classificações finais praticamente fechadas, assistiu-se a mais uma etapa muito disputada.

 

Na versão PGTA 7dias starter, que contava apenas com classificação feminina, a vitória foi para a atleta holandesa Catharina Hamilton.Na competição principal, sector masculino, a vitória foi para Amândio Antunes de Portugal, que assim repete a vitória de 2015, e que, apesar da forte concorrência de Cesar Picinin, do Brasil, e de Santiago Obaya, de Espanha, consegue alcançar o primeiro lugar do pódio com 18:35:07.Na prova feminina, a vitória foi de Claudia Almeida do Brasil, que ao longo dos 7 dias conquistou a generalidade das etapas.

 

PGTA 7 Dias

Top 3 Masculino

Top 3 Feminino

Amândio Antunes (18:35:07)

Claudia Almeida (26:24:13)

Cesar Picinin (18:54:27)

Elizabeth Wiggins (28:10:24)

Santiago Fernandez (19:08:36)

Monika Rauova (29:26:55)

PGTA 7 dias Starter

Top 3 Feminino

Catharina Hamilton (21:33:27)

Kishi Keiko (22:27:13)

Karin Gemeren (23:03:35)

 

Mais uma vez, a vertente solidária deste evento não foi esquecida. Ponte da Barca, Arcos de Valdevez e a vila termal do Gerês foram o palco para as 3 Caminhadas Solidárias, cujo dinheiro angariado reverteu a favor das corporações de bombeiros das respetivas localidades. Desta forma, a organização do Peneda-Gerês Trail Adventure, pretende colaborar na ajuda àqueles que trabalham todos os dias pela segurança e preservação das maravilhas naturais de Portugal, nomeadamente do Parque Nacional Peneda-Gerês! Paralelamente à última etapa do PGTA, realizou-se a prova aberta Trail Solidário, dando desta forma, a vários atletas, a oportunidade de correrem ao lado dos atletas do PGTA 2017 e dar o seu contributo aos Bombeiros Voluntários. A vitória nesta prova aberta foi obtida por Luís Cunha e Daniela Russo.

 

O Peneda-Gerês Trail Adventure foi motivo para concentrar atletas das mais diversas culturas, mas também para dar a conhecer este fabuloso parque nacional ao mundo, promover a nível nacional e sobretudo internacional as suas gentes, os seus ofícios e o seu património natural, cultural e humano!

 

O evento foi organizado pela Carlos Sá Nature Events e contou com o apoio dos Municípios de Arcos de Valdevez, Melgaço, Ponte da Barca, Montalegre e Terras de Bouro e com a autorização do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). O evento, integrado no projeto Peneda-Gerês Ultra Trail, cofinanciado pelo NORTE 2020, através do FEDER, contou também com o apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

 

Terminada a competição de 2017, a organização encontra-se já a trabalhar na edição de 2018. Com data marcada para 12 a 19 de Maio de 2018, já é possível fazer-se a pré-inscrição.

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 04:25:07

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...