18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Inês Mendes quinta nos Europeus Sub-23

Excelente prestação das marchadoras portuguesas nos Campeonatos Europeus Sub-23, que hoje se iniciaram em Espoo, na Finlândia. As três portuguesas terminaram no top-10 dos 20 km marcha.
 
Foi uma prova com muitas nuances na frente, mas a francesa Pauline Stey estava focada no triunfo e trabalhou bastante para o conseguir. Isolando-se no momento certo para terminar com um recorde nacional do escalão (1h31m17s) e com mais de um minuto de vantagem sobre a italiana Alexandrina Mihai (que bateu o seu recorde pessoal com 1:32.32). Outra francesa, Camile Moutard foi terceira, com 1:35.40, à frente da espanhola Ana Pulgarin Cardeno, que ficou a nove segundos do pódio (1:35.49, recorde pessoal).
 
Quanto à portuguesa Inês Mendes, que inúmeras vezes não aparecia na classificação (geralmente é o chip que não funciona bem), correspondeu ao que dela se esperava ao terminar em quinto lugar com a marca de 1:35.58, a 18 segundos do pódio e perto do seu recorde pessoal (1:35.44). A portuguesa terminou com alguma dificuldade, mas foi logo acompanhada pelo apoio médico.
 
No final, a ribatejana assumiu que, “quando iniciei a época, o objetivo era fazer recorde pessoal e estar numa boa forma neste europeu. Fazer uma melhor classificação que nos europeus [9ª] e mundiais [10ª] de sub20”. Contudo, a atleta adiantou que “esta última fase da época foi algo conturbada, não só pela mudança de treinadora [de Susana Feitor para Ainhoa Gonzalez] e nova adaptação ao seu treino, mas também devido à faculdade. A conciliação dos estudos com os treinos foi difícil, mas tentei gerir o cansaço que sentia”, por isso, para esta competição, “não tinha grandes expectativas traçadas. Não sabia exatamente quanto estava a valer devido a esta última fase da época, portanto tentei gerir as emoções, fazer uma prova de trás para a frente e dar o meu melhor. No final, fico feliz pela prova que desempenhei. Cumpri os objetivos traçados no início do ano”, concluiu.
 
As outras duas portuguesas também estiveram em bom plano. Fizeram uma prova segura, apoiando-se mutuamente, e terminaram ambas com recordes pessoais e melhor posicionadas que as suas marcas de apresentação representavam. Assim, Bruna Marques foi nona classificada, com 1:37.49, tendo retirado quase dois minutos (1,59s!) ao seu anterior máximo. Quando a Adriana Viveiros, fechou em décimo lugar, em 1:37.57, também ela retirando quase dois minutos ao anterior recorde (1:39.54).
 
Quanto à prova masculine, o espanhol Paul MacGrath e o italiano Andrea Cosi estavam entre os favoritos e estiveram na frente durante algum tempo, mas o espanhol soube atacar no momento certo e terminou na primeira posição com um recorde pessoal (1:21.03), com mais de dois minutos de vantagem sobre Cosi (1:23.02), enquanto mais para trás, o finlandês Jerry Jokinen terminava em terceiro, com recorde nacional do escalão (1:24.41).
 
Os atletas portugueses fizeram uma prova dentro das suas possibilidades, com Tiago Ramos (que se sagrara recentemente campeão nacional do escalão) a aproveitar “esta excelente experiência”, para terminar em 16º lugar com um recorde pessoal (1:30.12), melhorando em quase quatro minutos o anterior máximo (1:34.07). Pedro Dias, o outro marchador presente, não foi tão feliz e terminou em 18º com a marca de 1:34.57.
 
As competições continuam amanhã, logo pela manhã, bem cedo, como registámos em notícia anterior.
 

Periodicidade Diária

sábado, 27 de abril de 2024 – 20:23:19

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...