A AMV - Artes Marciais Vietnamitas – Federação Portuguesa organizou, entre 18 e 20 de Outubro, em Ofir, a 15.a edição do TIÊN - OPEN Estágio Internacional, sob a orientação de Grande Mestre Bảo Lan, um dos maiores especialistas das Artes Marciais Tradicionais Vietnamitas residentes na Europa. Presentes também, muitos outros Mestres de vários estilos das Artes Marciais, nacionais e estrangeiros.
Grande Mestre Bảo Lan, descendente do último imperador Vietnamita Bảo Dai, com a graduação de 10.o Đẳng da WFVV - World Federation of Vietnam Vocotruyen (a mais alta existente) ensinou e encantou os presentes, em dois tipos de estágio: um mais de acção e para esses a componente marcial, mais activa e desafiante, ou seja, o Việt Võ Đạo, para os outros, os que apreciam a calma, a quietude, os movimentos respiratórios lentos, belos e cheios de significado, o Việt Tài Chí.
No estágio de Việt Võ Đạo em mais de nove horas de treino fez-se a revisão e estudo dos quyền “quy định" (Lão Hổ Thượng Sơn, Tứ Linh Đao, Lão Mai Quyền), foi apresentado e trabalhado o quyền de pau longo “Liên hoàn côn” criado pelo próprio Grande Mestre Bảo Lan para o programa da EVVDO - European Viet Vo Dao Organisation.
Sempre assistido pelo Mestre Roberto Ravarro, 9.o Đẳng da WFVV, houve ainda grandes momentos de técnica de combate e autodefesa em treino dois-a-dois, executadas com grande alegria e boa disposição por todos os participantes, contrariando bastante a ideia de que as Artes Marciais são violência e agressivas.
No estágio de Việt Tài Chí fez-se a revisão e estudo dos quyền do programa pedagógico (do 1.o ao 4.o ano), em especial o Tinh Mật (a essência oculta), assim como a sequência Khí công bát thức (sequência de chi kung). Espaço e relevo especial para a apresentação e estudo do quyền "Thái cực Sáo” (a flauta do Taichi), de extraordinária beleza e alto grau de dificuldade.
Paralelamente ao estágio decorreram exames ao mais alto nível, para IV e V Đẳng de Việt Võ Đạo, tendo alcançado o grau de IV (Mestre) António Jorge Vieira e Luís Brás e V Đẳng Ângelo Correia, Fernando Gonçalves e Pedro Nuno Rodrigues. A cerimónia de graduação (Lễ trao Đai), sempre emocionante e de grande valor decorreu, sábado no final do treino, pelas 20.00 horas.
Os mais de 70 inscritos neste estágio, provenientes de vários Países, nomeadamente França, Itália, Suíça e Vietname, mostraram grande prazer na presença, a que a qualidade da unidade hoteleira onde decorreu, a excelente gastronomia da região e, a natural simpatia dos Portugueses não são alheios e a grande maioria ficou expectante para estarem presentes na próxima edição!
Um especial agradecimento a todos os que nos apoiaram, à Franklim Prata Energia, às Câmaras Municipais de Esposende e Santa Maria da Feira e ao IPDJ.