Grand Prix Portugal 2024 - Odivelas -26 a 28 Janeiro
Estão encontrados os campeões do Grand Prix Portugal 2024, competição que se cumpriu no Pavilhão Multiusos de Odivelas e que contou com a presença de 624 atletas em representação de 90 países.
Ao longo de 3 dias alguns dos melhores judocas do mundo participaram em combates acesos a fim de conseguirem subir ao pódio e alcançarem os pontos necessários para marcar presença nos Jogos Olímpicos de Paris.
O destaque desta competição a nível nacional foi para Barbara Timo (-63kgs) que conquistou o 5º lugar depois de ter tentado com muito esforço mas sem sucesso conquistar a medalha de bronze.
Neste domingo estiveram nos tatamis Fábia Conceição (-78kgs) que começou por ganhar por 2 wazaris á adversária de Porto Rico – S. Colon mas cedeu por ippon frente a Metka Lobnik (SLO).
Carolina Paiva (-78kgs) perdeu por ippon frente á atleta da Colômbia - Brenda Olaya bem como Miguel Rato (-90kgs) que teve como adversário o judoca alemão Martin Matijass. Por 2 wazaris Diogo Luis (-90kgs) foi eliminado pelo adversário belga Sami Chouchi. Kaito Green do Japão eliminou também por 2 wazaris Guilherme Silva (-100kgs).
Recordamos que a seleção de Portugal contava com 27 atletas (17 masculinos e 10 femininos).
Medalhas de Ouro:
AIN (Individual Neutral Athlets) - 4
Japão - 2
Uzbaquistão - 2
Coreia - 1
Inglaterra - 1
Croácia – 1
Alemanha – 1
Turquia - 1
Declarações
Joaquim S. Pina
(Presidente da Federação Portuguesa de Judo)
…”Foi sem dúvida um dos maiores eventos que Portugal organizou, foi uma tarefa árdua para a equipa nacional, um trabalho imenso e o balanço é francamente positivo. Em termos de resultados os atletas mais jovens já tinham dado sinais das suas capacidades em outras competições e nesta prova mostraram mais uma vez que o judo nacional já tem continuidade e que eles garantem o sucesso desportivo do judo. Tivemos os melhores atletas nacionais de “top tem” lesionados e por isso não puderam estar nesta competição. Apenas a Bárbara esteve presente e mostrou as suas capacidades ao discutir o bronze e a prata, terminando num brilhante 5º lugar. Já em cima da competição Raquel Brito teve um problema com o peso e não pôde participar. Ao longo destes dias recebemos os maiores elogios pela nossa capacidade de organização e pela disponibilidade para dar resposta a todas as situações. O balanço é muito positivo.”
Vladimir Barta
(Head Sport Director)
…”Foi fantástico ter tantos participantes nesta competição. Portugal é sem dúvida um destino do judo muito forte. Tem tudo o que é preciso - boa organização, boa resposta para as necessidades dos atletas, é realmente muito bom. O facto da prova ser no fim de janeiro é uma excelente data para os atletas começaram a sua competição e planearem os seus calendários. Deixo uma mensagem aos mais jovens, experimentem o judo, divirtam-se e integrem esta família de exceção”.
NOTA:
Resultados atualizados no Site da Organização Internacional