18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Catarina Costa conquista bronze no Judo Masters Jerusalém 2022

Catarina Costa conquistou a Medalha de Bronze no primeiro dia do Judo Masters – Jerusalém 2022, que se cumpriu esta terça-feira, 20 de dezembro, na capital de Israel. Ao longo dos 3 dias da competição, 367 Atletas (194 Masculinos e 173 Femininas) em representação de 58 Países, competem nos tatamis israelitas.
 
Recordamos que a competição que encerra o ano é restrita aos Melhores Judocas do Mundo, onde apenas os 36 melhores classificados no ranking de cada categoria de peso se podem inscrever.
 
O dia inaugural da competição foi dedicado às categorias -48 kg, -52 kg e -57 kg femininas e -60 kg e -66 kg masculinas, com 3 Portugueses em ação:
 
Catarina Costa (-48 kg) estreou-se na primeira ronda contra a francesa Blandine Pont (30ª do ranking mundial), conseguindo superar a sua adversária após um combate equilibrado, decidido em período de ‘ponto de ouro’ após acumulação de ‘shidos’ da gaulesa. A eliminatória seguinte, perante Laura Martinez Abelenda (17ª), de Espanha, voltou a ser muito disputada, mas a 30 segundos do final, a judoca espanhola somou o terceiro ‘shido’ que selou a vitória de Catarina. A portuguesa alcançou o seu terceiro triunfo na prova, ao superar a norte-americana Maria Celia Laborde (21ª) nos quartos-de-final, pontuando ‘ippon’ a 24 segundos do fim do tempo regulamentar. No combate de acesso à final, encontrou a nº2 do mundo – Shirine Boukli (atual Campeã Europeia), de França. O confronto foi marcado pelo equilíbrio, com várias iniciativas de ambas as atletas, mas com o marcador a chegar ao fim dos 4 minutos regulamentares sem alteração. No período de ‘golden score’ a francesa conseguiu ter mais iniciativa e obrigou a atleta lusa a errar, acabando por somar o terceiro ‘shido’ e ser afastada da luta pelo ouro. No seu último e derradeiro combate, enfrentou a mongol Narantsetseg Ganbaatar (13ª, Ouro no Grand Slam de Antália 2022). A portuguesa dominou e superiorizou-se à adversária, pontuando ‘wazari’ e gerindo a vantagem até ao final. Com este resultado, Catarina Costa conquista a Medalha de Bronze.
 
Joana Diogo (-52 kg) e Rodrigo Lopes (-60 kg) não conseguiram superar os seus primeiros adversários, Katelyn Jarrell (22ª) dos Estados Unidos da América e Salih Yildiz (36º) da Turquia, respetivamente.
 
A Seleção Portuguesa presente em Jerusalém é composta por 5 Judocas: Catarina Costa (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg) e Rodrigo Lopes (-60 kg).
 
Esta quarta-feira, 21 de dezembro, competem os atletas das categorias -63 kg e -70 kg femininas e -73 kg e -81 kg masculinas, sem atletas lusos em prova. Os Portugueses regressam aos tatamis na quinta-feira, 22 de dezembro, com 2 Judocas em ação: Patrícia Sampaio (-78 kg) e Rochele Nunes (+78 kg). As eliminatórias arrancam às 10h30 locais (08h30 em Portugal Continental).
 
Foto: IJF
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:03:30

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...