EQUIPA DE COMPETIÇÃO
1 – Apresentação
No dia seis de Novembro de 1997, era fundada Associação do Voo Livre de Sintra.
A Associação de Voo livre de Sintra é uma entidade sem fins lucrativos que visa promover e desenvolver actividades culturais, recreativas e desportivas.
Esta associação inscrita na Federação Portuguesa de Voo Livre (FPVL) e na Federação Portuguesa de Aeronáutica (FPA) propõe-se para a prossecução dos seus fins:
Promover o desenvolvimento da cultura aeronáutica, a prática e desenvolvimento dos ramos da actividade aeronáutica nomeadamente o Parapente, Paramotor e Asa Delta.
Entre as actividades que a AVLS tem vindo a desenvolver destacam-se as seguintes:
Organização de actividades destinadas à população em geral:
Acções de sensibilização à prática de voo livre e realização de baptismos de voo em parapente, etc.
Enquadramento de actividades, especialmente destinadas a jovens.
Cursos de parapente.
Manutenção e conservação dos locais de voo na região de Sintra – Cascais.
Promoção e organização de estágios e encontros de parapente.
Divulgação das actividades e modalidades através da criação do website,
www.avls.pt
Organização de palestras e jornadas pedagógicas.
O crescimento meteórico da Associação, revelou uma grande motivação dos praticantes locais, chamou a atenção para a importância que esta zona viria a adquirir num movimento de forte desenvolvimento desta modalidade a nível nacional.
Em 2000 a AVLS conjuntamente com a Federação Portuguesa de Voo Livre (FPVL) e Câmara Municipal de Sintra (CMS), organizam a Reunião Anual da Comissão Internacional de Voo Livre (CIVL), autoridade máxima do Voo Livre no seio da Federação Aeronáutica Internacional (FAI).Com esta acção conseguimos trazer a Sintra, cerca de 150 dirigentes desportivos que gerem os desígnios do Voo Livre a nível global.
A Associação de Voo Livre de Sintra tornou-se a partir dessa altura um ponto de referência visível desta prática desportiva no nosso país.
2 – Introdução
Ao nível do associativismo foram criadas todas condições para que neste momento, a AVLS seja uma estrutura sólida e bastante dinâmica, para puder dar uma resposta a todos os objectivos a que se propõe para o futuro.
Chegou o momento de partir para uma aposta ainda mais arrojada em termos de futuro. Criar uma Equipa de competição, neste momento é a grande aposta da AVLS para o Ano de 2007.
A aposta na vertente desporto de competição só agora é possível com o apoio da Uluru-OM, porque permite o apoio financeiro, que é necessário para concretizar o projecto e para que a concretização desta etapa seja de grande sucesso, tal como foram as etapas anteriores.
Para que tal seja possível, contamos com apoio de todos os atletas da associação e futuros atletas, que tenham vontade de integrar este grande projecto para o Ano de 2007 e seguintes.
A AVLS a pensar no sucesso deste grande projecto tem como chefe da Equipa SINTRA Parapente, o Eduardo Lagoa (cinco vezes campeão nacional) piloto com bastante experiência e um excelente currículo desportivo nacional e internacional. Assim será uma forte motivação para que este projecto tenha um grande sucesso.
3 - Objectivos
Os objectivos que se pretendem com a criação da Equipa SINTRA Parapente, é levar mais longe e mais alto o nome SINTRA.
Aproveitar todo o potencial dos Pilotos mais experientes da AVLS, para ajudar na formação dos Pilotos mais jovens, que serão o suporte para o sucesso da competição no futuro.
Conquistar o título de campeão de Portugal, subir do 8º lugar do Ranking, lugar que ocupa e ser o Clube melhor classificado no Ranking Nacional.
Ganhar mais conhecimento, experiência e aperfeiçoamento, com a participação em provas internacionais, as quais normalmente têm pilotos do mais alto nível, e com isso ganhamos nós e o parapente nacional, que no futuro será mais forte.
Ser o clube com o maior numero de representações de atletas na Selecção de Portugal, com o objectivo de representar Portugal nos campeonatos da Europa e do Mundo e assim poder levar mais longe e mais alto o nome de SINTRA.
Permitir que todos os associados da AVLS ganhem com os conhecimentos adquiridos pela sua Equipa de Competição, com a partilha de todo o seu conhecimento e experiência.
4 - Constituição da Equipa
-A constituição da equipa SINTRA Parapente, terá um número máximo de 7 Pilotos.
-Dos quais, 1 elemento será do sexo feminino e dois serão jovens pilotos.
-Os restantes elementos da Equipa serão escolhidos, os melhores, pelo seu posicionamento no Ranking Nacional até perfazer os 7 Pilotos.
-Todos os Pilotos da Equipa, serão sócios da AVLS e federados pela mesma.
5 - Planeamento da Época
Em 2007 estará já em vigor o novo regulamento que nos obriga a participar em todas as provas, pois é a somatória de todas elas que dá o apuramento do campeão de Portugal.
A Equipa de
SINTRA Parapente, iráparticipar em todas as
provas nacionais, deverão ser 4 no total.
Pretendemos realizar 5 estágios de preferência nos locais da realização das provas, com o objectivo de preparar todos os Pilotos da Equipa SINTRA Parapente, para a conquista do primeiro título daAVLS, o de campeão de Portugal em Parapente.
Queremos participar em pelo menos 3 provas internacionais, com a participação de 4 Pilotos da Equipa em cada prova. Para as provas internacionais, são exigidos mínimos, os quais os jovens competidores puderam ainda não os ter atingido.