18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Museu Municipal de Faro

Localidade: Concelho: Distrito:
Faro Faro Faro

 

A região algarvia, através de Estácio da Veiga, ansiava pela abertura de um Museu Arqueológico no Algarve. A Câmara Municipal de Faro dá corpo a essa vontade e, a 4 de Março de 1894, inaugura o Museu Archeologico e Lapidar Infante D. Henrique, em três salas dos Paços do Concelho. A Implantação da República e a necessidade de reorganização administrativa levou a que o museu, em 1914, fosse transferido para a Igreja do antigo Convento dos Capuchos aí permanecendo até 1973. É durante este período que as suas coleções se diversificam, passando de um museu exclusivamente arqueológico para um museu de cidade, com múltiplas doações. Quase cinco décadas após surgir a ideia, através de José de Figueiredo, de instalar o museu no antigo Convento de Nossa Senhora da Assunção, a autarquia compra o edifício e a DGEMN realiza as obras de adaptação. O museu reabre ao público em 1981. Em 1998 inicia-se um novo ciclo na vida desta centenária instituição e constitui-se uma equipa multidisciplinar visando a afirmação do papel do museu na sociedade. Em 2005 o museu recebe o Prémio de Melhor Museu Português pelo triénio 2002-2005, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia.

 

O museu possui um acervo bastante diversificado, na sua maioria proveniente de doações. Atualmente o espólio está dividido por 30 coleções num total de cerca de 12.500 objetos inventariados. 

 

As coleções do museu dividem-se essencialmente em duas categorias: as histórico-arqueológicas e as monográficas. O primeiro tipo contempla essencialmente as coleções de arqueologia e pintura antiga; o segundo tipo é proveniente de doações de coleções particulares e tem objetos diversificados. 

 

Destaca-se a coleção de Arqueologia proveniente da região algarvia e que abrange um vasto leque cronológico (pré-história ao século XVIII) e, em especial, o período romano com a epigrafia, a escultura e o mosaico; a coleção de Pintura Antiga dos séculos XVI a XIX proveniente de edifícios religiosos algarvios e, por fim, uma coleção de Cartazes de cinema, circo e publicidade de inícios do século XX.

 

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC

 

Outras Informações: Largo D. Afonso III, 14 - 8000-167 Faro

Periodicidade Diária

sexta-feira, 1 de março de 2024 – 03:47:32

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...