18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Museu Marítimo de Ílhavo

Localidade: Concelho: Distrito:
Ílhavo Ílhavo Aveiro

 

O Museu Marítimo de Ílhavo é hoje um museu marítimo singular. A sua missão consiste em preservar a memória do trabalho no mar, promover a cultura e a identidade marítima dos portugueses. Museu, Aquário e Investigação resumem o atual Museu, uma instituição dedicada a todas as comunidades costeiras e aberta aos mais diversos públicos. É testemunho da forte ligação dos ílhavos ao mar e à Ria de Aveiro. A pesca do bacalhau nos mares da Terra Nova e Gronelândia, as fainas da Ria e a diáspora dos Ílhavos ao longo do litoral português são as referências patrimoniais do Museu. A cada um dos temas corresponde uma exposição permanente que oferece ao visitante a possibilidade de reencontrar inúmeros vestígios de um passado recente.

 

O Museu Marítimo de Ílhavo nasceu a 8 agosto de 1937, após um longo processo de gestação dinamizado por um grupo de amigos do Museu. Lugar de memória dos ilhavenses que o criaram, começou por assumir uma vocação etnográfica e regional. Em 2001 foi renovado e ampliado, passando a habitar num belo edifício de arquitetura moderna projetado pelo gabinete ARX Portugal. Nesse mesmo ano, o Museu passou a contar com o navio-museu Santo André, antigo arrastão bacalhoeiro.

 

Recentemente, o Museu Marítimo de Ílhavo voltou a crescer e a qualificar-se. Em 2012, foi criada a sua unidade de investigação e empreendedorismo, o CIEMar-Ílhavo. Em 2013, passou a incluir um admirável Aquário de bacalhaus.

 

O Museu Marítimo de Ílhavo conta com seis exposições permanentes, todas elas de temática marítima, todas elas singulares:

 

Sala da Faina/Capitão Francisco Marques – Exposição emblemática do Museu, representa a Faina Maior, a pesca do bacalhau à linha praticada por homens e navios portugueses durante os séculos XIX e XX. É um património fascinante e lendário, uma história plena de drama e heroísmo.

 

Sala da Ria – Composta por uma vasta coleção de natureza etnográfica, a Sala da Ria evidencia-se pela comunicação que estabelece entre a sua arquitetura luminosa e a presença de dez embarcações típicas da Ria, exibidas em tamanho real.

 

Sala das Conchas e Algas – No átrio superior do Museu, em boa combinação com os volumes arquitetónicos que invadem de luz o edifício exibe-se parte de uma extensa coleção de conchas, doada ao Museu pelo colecionador francês Pierre Delpeut em 1965, bem como uma coleção de algas organizada pelo fundador do Museu, Américo Teles.

 

Sala dos Mares – Esta exposição permanente é dedicada a uma das principais narrativas da identidade local: a vocação marítima dos Ílhavos.

 

Sala de Arte – Espaço de exposição da coleção de arte do Museu, composta por pintura, desenho e escultura.

 

Aquário dos Bacalhaus do MMI - Atraente exposição de património biológico dedicado à espécie Gadus morhua, o bacalhau do Atlântico, que podemos considerar “o nosso bacalhau”, aquele que os portugueses pescam e consomem há vários séculos.

 

Núcleos: 

 

Navio-Museu Santo André 

 

Este arrastão lateral (ou “clássico”) nasceu em 1948, na Holanda, por encomenda da Empresa de Pesca de Aveiro. Era um navio moderno, com 71,40 metros de comprimento e porão para vinte mil quintais de peixe. Nos anos oitenta surgiram restrições à pesca em águas exteriores que resultaram na redução da frota e no abate de boa parte dela. O Santo André não escapou à tendência. A 21 de Agosto de 1997 foi desmantelado. O armador do navio, António do Lago Cerqueira, L.da (pescas Tavares Mascarenhas, S.A.) e a Câmara Municipal de Ílhavo decidiram por mútuo acordo transformar o velho Santo André em navio-museu. Convertido em museu, inaugurado a 23 de Agosto de 2001, o Santo André iniciou um novo ciclo da sua vida: mostrar aos presentes e vindouros como foram as pescarias do arrasto do bacalhau; honrar a memória de todos os seus tripulantes durante meio século de actividade.

 

CIEMar – unidade de investigação nas áreas de História Marítima, Antropologia Marítima, Geografia Marítima e investigação pluridisciplinar sobre conteúdos e patrimónios materiais e imateriais representados no MMI. 

 

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC

 

Outras Informações: http://www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt/

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 23:09:12

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...