18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Localidade: Concelho: Distrito:
Albufeira Albufeira Faro

 

O Museu Municipal de Arqueologia apresenta um discurso museográfico relacionado com o desenrolar do processo histórico, no concelho de Albufeira e nos concelhos limítrofes, desde a Pré-História, terminando nos séculos XVI e XVII, através de cinco grandes núcleos temáticos: Pré-História, Período Romano, Período Visigótico e Islâmico, e Idade Moderna. O seu acervo é formado pela coleção da Paróquia de Albufeira, reunida pelo Pe. Semedo de Azevedo na década de 60 do século XX (património arqueológico e um conjunto de elementos arquitetónicos e artefactos da Villa Romana da Retorta e da antiga Igreja Matriz de Albufeira), espólios encontrados durante prospeções arqueológicas realizadas no concelho, assim como por testemunhos provenientes de coleções públicas e privadas, através da assinatura de protocolos, ofertas ou simples depósitos.

 

O Museu Municipal de Arqueologia abriu ao público no dia 20 de Agosto de 1999, localizando-se no núcleo antigo da cidade, na antiga Praça de Armas de Albufeira, atual Praça da República. O edifício onde se encontra instalado, constituído por dois pisos, numa zona de grande afluência turística, funcionou como Câmara Municipal até ao final dos anos 80 do século XX, tendo sido recuperado e reabilitado, de modo a integrar o património arqueológico existente.

 

O Museu integra a Rede Portuguesa de Museus, desde 2003, sendo um museu credenciado conforme o disposto na Lei Quadro dos Museus Portugueses e pertence à Rede dos Museus do Algarve, desde 2007.

 

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC

 

Outras Informações: Praça da República, 1 - 8200-081 Albufeira

Periodicidade Diária

sexta-feira, 1 de março de 2024 – 03:18:17

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...