18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Museu Municipal de Coruche

Localidade: Concelho: Distrito:
Coruche Coruche Santarém

 

As coleções do Museu são constituídas essencialmente por espólio arqueológico e etnográfico. O acervo arqueológico é maioritariamente resultante das prospeções arqueológicas levadas a cabo no concelho, de que destacamos o material cerâmico e lítico pré-histórico. Relevamos igualmente o material recolhido na intervenção arqueológica do sítio de S. Pedro, na vila de Coruche, que incide nos períodos romano, medieval e moderno. Em grande parte fruto de doações de particulares, a coleção de Etnografia é composta por peças muito diversas, distribuídas por variadas categorias, como sendo alfaias agrícolas, armas, brinquedos, cerâmica, equipamento e utensílios, espólio documental, fotografia, metais, mobiliário, têxteis, trajes e vidros. O Museu tem igualmente à sua guarda uma coleção de material escolar, aferição e acervo tauromáquico, além de quatro fundos: o Fundo Margarida Ribeiro, o Fundo Monte da Barca, o Fundo Armando Lizardo e o Fundo FotoCine, com cerca de 200 000 negativos.

 

O Museu Municipal de Coruche teve como razões para a sua constituição: a antiguidade histórica de Coruche, o considerável espólio arqueológico, etnográfico e documental existente, a necessidade de prevenir a dispersão e destruição desse mesmo espólio e de inverter o isolamento cultural face aos grandes centros.

 

O Museu deriva dos esforços feitos junto da Câmara Municipal pela Associação para o Estudo e Defesa do Património Cultural e Natural do Concelho de Coruche. Em ata desta Associação, datada de Março de 1987, é referida, pela primeira vez, a intenção da sua criação. Adveio então, no mesmo ano, a necessidade da campanha Pró-Museu - de apoio à criação do mesmo - que resultou na entrega à Câmara Municipal de Coruche da recolha de assinaturas. A 31 de Julho 1989 foi adquirido pela Câmara Municipal o edifício onde hoje se situa.

 

Em 2000, ainda com o Museu em fase de acabamentos, foi nomeada, pela Câmara Municipal, uma comissão instaladora, com a finalidade de dotar o Museu das condições logísticas básicas, de redigir o projeto museológico e funcional, assim como de preparar as exposições inaugurais. Em 18 de Agosto de 2001 foi aberto ao público.

 

Em 2009 o Museu inaugurou o seu primeiro núcleo museológico, a Escola-Museu Salgueiro Maia, em S. Torcato.

 

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC

 

Outras Informações: http://www.museu-coruche.org/

Periodicidade Diária

sexta-feira, 1 de março de 2024 – 03:24:06

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...