>
Localidade: | Concelho: | Distrito: |
Braga | Braga | Braga |
O acervo do Museu Nogueira da Silva abarca as categorias de pintura, escultura, ourivesaria, mobiliário e cerâmica. A colecção de pintura é constituída por obras estrangeiras dos séculos XVI, XVII, e XVIII e portuguesas com temática exclusivamente religiosa e que cobrem igual período. Na escultura merecem destaque, além das obras de Jorge Barradas, a importante colecção de marfins como a placa representando a Virgem com o Menino, trabalho indo-português de influência Mongol, de meados do século XVII ou a Sagrada Família Hispano Filipina do século XVII. A colecção de ourivesaria inclui um conjunto de pratas, de que se destacam as raras serpentinas do início do século XIX ou peças da famosa joalharia Leitão e alguns objectos marcados de Braga. Da colecção de mobiliário, constituída por objectos nacionais e internacionais, destaca-se o “Cassone florentino” com pintura do século XV, bem como um contador indo-português seiscentista. A cerâmica é composta por porcelana da China de encomenda e por um conjunto de faianças dos séculos XV, XVI e XVII com alguns objectos notáveis, entre eles, um prato hispano-árabe do século XV-XVI ou os pratos de Aranhões, de faiança portuguesa do século XVII.
Trata-se de um museu criado a partir de um legado, feito em 1975, por António Augusto Nogueira da Silva, à Universidade do Minho. A doação incluiu, além das colecções, um edifício concluído nos anos sessenta do século XX, da autoria do arquitecto Rodrigues Lima.
O Museu Nogueira da Silva tem vindo a oferecer uma programação cultural variada de exposições, concertos, conferências e cursos livres. Logo no início dos anos 80 abriu uma galeria para exposições temporárias nas antigas garagens da casa e uma Fototeca num espaço do jardim onde, mais recentemente, também se instalou um núcleo museológico dedicado à escritora Maria Ondina Braga.
Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC
Outras Informações: http://www.mns.uminho.pt/