18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Localidade: Concelho: Distrito:
Lisboa Lisboa Lisboa

 

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) é um espaço de educação, ciência e cultura, no coração da cidade de Lisboa. O Museu tem origem no Real Museu de História Natural e Jardim Botânico da Ajuda, criados no século XVIII, embora este espaço já albergasse instituições de ensino desde o século XVII. O MUHNAC inclui lugares repletos de história, espaços de grande interesse histórico-científico e o Jardim Botânico (monumento nacional), o Laboratorio Chimico e seu emblemático anfiteatro, o Observatório Astronómico ou o antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres. Além deste núcleo, o MUHNAC inclui também o Observatório Astronómico de Lisboa na Tapada da Ajuda. Os seus acervos incluem importantes coleções de história natural, de instrumentos e outros objetos científicos. Para além de duas dezenas de exposições, os visitantes encontrarão um largo conjunto de atividades, visando estimular a curiosidade e a compreensão sobre a Natureza e a Ciência e levando a Universidade de Lisboa à sua cidade e à sociedade em geral.

 

O MUHNAC - Museu Nacional de História Natural e da Ciência é a designação pública da unidade Museus da Universidade de Lisboa, criada em Outubro de 2011. Este Museu sucede ao Museu Nacional de História Natural e ao Museu de Ciência da Universidade de Lisboa, integrando as suas colecções, os antigos edifícios da Escola Politécnica, o Jardim Botânico de Lisboa e o Observatório Astronómico de Lisboa (desde Julho de 2012).

 

O Museu Nacional de História Natural teve a sua origem no Real Museu de História Natural e Jardim Botânico, criado na segunda metade do século XVIII, na Ajuda (Lisboa). Foi depois alojado, por um curto espaço de tempo, na Real Academia das Ciências e finalmente transferido para a Escola Politécnica (1858), tomando primeiro a designação de Museu Nacional de Lisboa (1861). O Jardim Botânico de Lisboa foi inaugurado em 1878. Em 1911 o Museu foi declarado estabelecimento anexo à Faculdade de Ciências, tomando a denominação de Museu Nacional de História Natural (1926). Em Março de 1978, um violento incêndio destruiu grande parte do edifício da antiga Escola Politécnica, assim como as coleções de Zoologia e parte das colecções de Geologia. A Faculdade de Ciências começou então o processo de mudança de instalações. Em Maio de 1985 foi criado o Museu de Ciência da Universidade de Lisboa, que passou a partilhar o espaço do Edifício da Politécnica com o Museu Nacional de História Natural. Em 2003, novos estatutos dos museus autonomizaram-nos da Faculdade de Ciências, passando a ser tutelados directamente pela Reitoria da Universidade de Lisboa.

 

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC.

 

Outras Informações: http://www.mnhnc.ul.pt/

Periodicidade Diária

sexta-feira, 1 de março de 2024 – 05:17:51

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...