. Dia 16 de abril, 21h30, Fundação Marquês de Pombal – Palácio dos Aciprestes
D. Américo Aguiar e Rui Tavares são os convidados da próxima edição do programa ‘Nómadas do Pensamento’, que terá como tema ‘O 25 de abril, hoje. Património ou desafio?’.
Esta iniciativa, que tem como anfitriões Pedro Abrunhosa e Paulo Mendes Pinto, realiza-se no próximo dia 16 de abril, pelas 21h30, na Fundação Marquês de Pombal, localizada no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha. A entrada é livre (sujeita à capacidade da sala por ordem de chegada).
Após cinquenta anos, muito mudou no mundo. Terminou a Guerra Fria, deram-se passos imensos na “construção europeia”, várias revoluções tecnológicas e de informação tiveram lugar. Hoje, os desafios e os problemas da sociedade são uns, muito diferentes, outros, exatamente os mesmos. O nosso olhar para a comemoração do 25 de abril encontra-se no campo de um património que é, inevitavelmente, um pretérito, ou desafia-nos perante os novos problemas e o novo mundo que temos à nossa frente?
Sem saudosismos, o material de que foi feito um sonho é, ainda, sonho ou desilusão? Foi cumprido ou, sem o ser, pode revelar-se alimento para novas conquistas democráticas, num momento tão complexo como o que vivemos?
É em torno destas questões que o 'Nómadas do Pensamento' se organizará, naquele que se prevê um debate aberto e frutuoso.
Esta sessão também será transmitida online no Facebook do Município de Oeiras e das Bibliotecas Municipais de Oeiras, e no canal de Youtube do Município de Oeiras.