>
Está em... início
Informação Cultural
Conferência “A Evolução Estética do Selo Português de 1853 a 1980”
Informação Cultural
Conferência “A Evolução Estética do Selo Português de 1853 a 1980”

No âmbito da exposição “Arte e Vida do Selo, a criação filatélica da família Roque Gameiro-Martins Barata”, realiza-se no dia 11 de maio (sábado), a partir das 15h00, na Casa Roque Gameiro, a Conferência “A Evolução Estética do Selo Português de 1853 a 1980”, sobre a estética na conceção filatélica e a sua integração na história da arte portuguesa contemporânea. Por João Castela Cravo, investigador da Universidade Lusíada, Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design.
Entrada livre | Não necessita inscrição
“Arte e Vida do Selo, a criação filatélica da família Roque Gameiro-Martins Barata” é uma mostra com informação sobre a História do selo e, em particular, a História do selo em Portugal, sendo o foco principal as criações nesta área dos elementos da família nuclear da Casa da Venteira, Alfredo, Raquel e Mámìa Roque Gameiro. No entanto, foram Jaime e José Pedro Martins Barata, respetivamente marido e filho de Mámìa Roque Gameiro, os grandes dinamizadores e impulsionadores da moderna filatelia portuguesa, e por esse motivo, também eles os protagonistas desta exposição.
Numa parceria entre a Câmara Municipal da Amadora e a Fundação Portuguesa das Comunicações, é possível apreciar desenhos originais, provas de impressão, chapas de impressão e outros materiais importantes na construção destas peças delicadas.
Uma exposição fascinante para os amantes da filatelia, mas também para todos os interessados na História de Portugal.
As peças em exposição pertencem à Coleção dos CTT Correios de Portugal, à guarda da Fundação Portuguesa das Comunicações.
Patente até 25 de agosto de 2019
Entrada livre
Casa Roque Gameiro
Pct. 1.º Dezembro, 2 – Venteira (2700-668)