A Segunda Edição das Jornadas do Arade regressa já nos dias 10, 11 e 12 de Março, no Museu Municipal de Portimão. O programa arrancará no dia 10, com dois cursos de curta duração a decorrer no Espaço Raiz. Os seguintes dias serão dedicados ao debate de ideias e controvérsias que abordam os mais variados temas, todos eles tendo como foco o desenvolvimento dos quatro municípios em torno da bacia do Arade: Portimão, Lagoa, Silves e Monchique.
É já no próximo sábado, dia 11 de Março, que começa a segunda edição das Jornadas do Arade no auditório do Museu de Portimão. Depois de uma sexta-feira no Espaço Raiz (antiga escola primária da Pedra Mourinha), dedicada exclusivamente à formação por via de dois cursos de curta-duração (Introdução ao Dirigismo Associativo e Viver Melhor Amanhã: Uma introdução ao movimento de Transição do Arade).
O programa das Jornadas abre no sábado de manhã, pelas 9h00, com a conferência “Aradismo: Impulso ao desenvolvimento regional?”, a cargo de Nuno Silva.
“Aradismo” é um conceito que emergiu nas últimas Jornadas do Arade. A ideia de criar grupos de trabalho no seio da sociedade civil com o objectivo de reflectir sobre estratégias e soluções para a promoção do território e da paisagem cultural da Bacia do Arade foi imediatamente acolhida pela associação Teia D'Impulsos. Assim, a segunda edição das Jornadas irão abrir com o lançamento do projecto “Aradismo: Rede de Intervenção para o Desenvolvimento da Bacia do Arade”, o qual consiste na formação de quatro grupos de reflexão sobre questões estratégicas para o desenvolvimento da região: como trabalhar a marca “Arade”; a promoção da saúde e do bem-estar na região; turismo – como fazer uma oferta integrada para o território do Arade; e promoção e divulgação da paisagem cultural do Arade.
Os trabalhos das Jornadas continuarão durante os dias de sábado e domingo, levando à mesa os temas mais actuais e pertinentes comuns aos quatro municípios da Bacia do Arade (Portimão, Lagoa, Silves e Monchique).
Um especial destaque para a noite de sábado: depois do cocktail de apresentação da sétima edição da Rota do Petisco, será altura de dar a voz aos mais novos. Quais os caminhos para o desenvolvimento da Bacia do Arade? - esta será a questão colocada a um grupo de jovens do ensino secundário que, nas últimas semanas, foi convidado a reflectir sobre o futuro da sua região.
As conclusões serão apresentadas a partir das 21h30 de sábado, perante os representantes do poder municipal: Isilda Gomes (Presidente da Câmara Municipal de Portimão), José Alves Pinto (chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal de Lagoa), Rosa Palma (presidente da Câmara Municipal de Silves) e Rui André (presidente da Câmara Municipal de Monchique). Será uma ocasião única para os mais jovens exercerem o seu direito de cidadãos com opinião e capacidade de intervenção no destino das suas localidades.
Já no domingo, para encerrar as II Jornadas do Arade, o Grupo de Amigos do Museu de Portimão lança o convite para um passeio pelas margens da História à descoberta da importância do Arade na evolução das comunidades ribeirinhas. Com ponto de partida no Museu de Portimão às 16h00, esta será uma oportunidade para ficar a conhecer um pouco do passado do rio Arade e das suas gentes, depois de dois dias inteiros a projectar o seu futuro.
As Jornadas do Arade são uma iniciativa da Associação Teia D'Impulsos, enquanto parte do projecto CAIC – Cidadania Activa e Intervenção Cívica, que conta com o apoio dos municípios de Portimão, Lagoa, Silves e Monchique, da Junta de Freguesia de Portimão, do Museu de Portimão, da CCDR Algarve e de várias organizações e empresas locais que tornam esta iniciativa possível.
A entrada é livre mas sujeita a inscrição através do site www.jornadasdoarade.pt, onde também se poderá obter mais informações sobre as II Jornadas do Arade e inscrever-se num dos dois cursos de curta duração que se realizam na sexta-feira, dia 10 de Maio, no Espaço Raiz.
Poderá igualmente contactar-nos para o endereço electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou através de contacto telefónico: 910174814 (Marta Ferreira) .