18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Concerto de Pascoela no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia

 

Evento integrado no 4º aniversário deste espaço museológico do Município de Peniche

No próximo dia 2 de abril, sábado, pelas 21h30, terá lugar no CIAB - Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, no espaço da Igreja de S. José, um Concerto de Pascoela pelo “Duo Barroco”, da Academia de Música de Óbidos. Integrado no programa do 4º aniversário do CIAB, este concerto pretende assinalar a tradicional Pascoela, celebração religiosa que tem lugar no primeiro domingo após a Páscoa.

 

Este duo de Flautas Transversais é composto por Daniela Pinheiro e Micaela Pinheiro.

 

Daniela Pinheiro

 

Nascida em 1984, natural da freguesia de Ponte do Rol, concelho de Torres Vedras, Daniela Antunes Carimbo Pinheiro inicia os seus estudos na Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues na classe de piano com a professora Adília Ferreira.

 

Mais tarde na mesma escola ingressa no de curso de Flauta Transversal com o professor Ricardo Meira.

 

No ano seguinte entra na Escola Profissional de Música de Almada, no curso de flauta transversal na classe dos professores Rui Marques e Katherine Rawdon.

 

No final deste mesmo ano a EPMA encerra e a aluna continua os seus estudos na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo.

 

Na EPMVC estuda com o professor Rui Paulo Sousa e tem o prazer de ter como professores de Música de Câmara, Henrique Rabaçal, Iva Barbosa e Evandra Gonçalves.

 

Termina a Prova de Aptidão Musical com 19 valores na parte prática e na teórica com 18 valores.

 

Foi membro da Orquestra da EPMA, da Orquestra da EPMVC, da APROART em 2005, colaborou também com a Orquestra da Universidade de Évora, com a Orquestra de Sintra e com a Companhia Portuguesa de Ópera.

 

Nestas teve o prazer de trabalhar com maestros como: Miguel Castilho, Ernst Schelle, Kevin Wauldron, Max Rabinovitjs, Vasco Pierce de Azevedo, Alberto Roque, Osvaldo Ferreira entre outros.

 

Frequentou Master Classes com o Professor Nuno Ivo Cruz, Averil Williams, Vasco Gouveia, Carol Wincenc, Thies Roorda, Rien de Reede, Jaime Martin e em música de Câmara com a professora Olga Prats.

 

Em 2005 é condecorada com o 2º Prémio (Música de Câmara – Nível Superior) no concurso Prémio Jovens Músicos da RDP.

 

Neste mesmo ano entra na Escola Superior de Música de Lisboa, onde finaliza em 2009 com sucesso a licenciatura na Classe do Professor Nuno Ivo Cruz.

 

Na mesma, em 2013 termina o mestrado em performance e ensino em Flauta Tranversal.

 

É membro fundador e integrante da The West Studio Orchestra.

 

Presentemente leciona a disciplina de Flauta Transversal e Classe de Conjunto na Academia de Música de Óbidos desde 2009, onde também é coordenadora do departamento de sopros pelo segundo ano consecutivo.

 

Micaela Pinheiro

 

Micaela Antunes Carimbo Pinheiro, inicia os seus estudos musicais em 1996 na Escola de Música da Banda Juventude Musical Ponterrolense. Em 1998, começa a frequentar o 1º grau de flauta transversal na Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues na classe do professor Ricardo Meira.

 

Em 2004 ingressa na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa na classe do professor Alexandre Branco Weffort, onde tem também o prazer de trabalhar com Anna Tomasik, Arlindo Santos e Pérola Martins, Schevetz e Eurico Carrapatoso. Frequentou dois anos consecutivos a orquestra OJ.COM (orquestra de jovens dos Conservatórios Oficiais de Música).

 

Foi membro fundador da orquestra de jovens Momentum Perpettuum, sob direção do maestro Martin André.

 

É membro da orquestra The West European Studio Orchestra.

 

Ao longo da sua carreira, tem colaborado com algumas orquestras nomeadamente, com a Orquestra Sinfónica Gulbenkian, com a Orquestra da Companhia de Ópera portuguesa, Nova Orquestra de Lisboa, Orquestra Sinfónica Juvenil.

 

Teve o prazer de trabalhar com os maestros Martin André, Pio Salotto, Christoph Bochmann, Giovanni Andreoli, Mitchell J. Fennell, Joana Carneiro, Vasco Pearce de Azevedo, Alberto Roque e Luís Clemente. Foi premiada com o 3º lugar no concurso Lopes Graça e 2ºlugar no concurso Haydn, sendo este último na categoria de música de câmara.

 

Frequentou masterclasses com Peter Hotslag (música barroca), Ana Maria Ribeiro, Jaime Martin, William Bennet, Thies Roorda e Rien de Reede. Como intérprete, tem desenvolvido um trabalho de apresentação em diversas salas de concerto dentro e fora do País, nomeadamente na Alemanha.

 

Concluiu a Licenciatura em Flauta Transversal na Escola Superior de Música de Lisboa no ano letivo de 2009/2010 na classe do professor Nuno Ivo Cruz.

 

Como docente desempenhou funções no Conservatório de Música David Sousa e atualmente na Academia de Música de Óbidos.

 

Durante o ano letivo de 2011/2012, lecionou na Escola de Música do Conservatório Nacional, em regime de substituição.

 

No ano 2012, concluiu o mestrado de performance na Escola Superior de Música de Lisboa.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024 – 20:20:53

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...