>
Está em... início Informação Cultural Município de Peniche assinala Dia Internacional de Livro Infantil com Oficina de Escrita Criativa no CIAB, em Atouguia da Baleia
No âmbito da comemoração do 4º aniversário do Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia (CIAB) e assinalando o Dia Internacional do Livro Infantil, que se festeja nessa data, terá lugar no próximo dia 2 de abril, pelas 14h30, no CIAB, a Oficina de Escrita Criativa “Onde se escondem as histórias?”, orientada por Leonor Tenreiro.
A ideia será ter pais e filhos, tios e sobrinhos, padrinhos e afilhados, avós e netos, ou seja: uma criança e um adulto brincando com as palavras, dando à luz pequenas histórias, partilhando a sua imaginação através da escrita. As crianças deverão ter entre 7 e 12 anos, não havendo limite de idade para os adultos.
Esta oficina - segundo a definição de Leonor Tenreiro - “ visa incentivar a leitura e, ao mesmo tempo, desbloquear a imaginação e a escrita, com recurso a técnicas de indução da escrita criativa. Cada jogo convida os participantes a superar os seus receios criativos, estimulando a livre associação de ideias e a descoberta de novos sentidos, palavras e caminhos. Os obstáculos superam-se brincando, até ao momento em que os lápis parecem escrever sozinhos, tal é o estado de concentração (e descontracção) a que chegam os seus donos”.
As inscrições - limitadas a dez pares de formandos - podem ser efetuadas no CIAB e na Biblioteca Municipal de Peniche até dia 31 de março, tendo um valor de 10€/par.
Leonor Tenreiro já foi jornalista, guionista e assistente editorial, mas é a escrever livros para crianças e a contar histórias que mais realizada se sente. Foi como animadora do MUS-E (Associação Menuhin Portugal), que começou a (des)orientar oficinas de escrita criativa, corria o ano de 2003. Em 2010 publicou o livro “O Homem Que Ia contra as Portas” e, recentemente, deu à estampa um segundo livro – “Porque Chora o Rei?”- escrito em co-autoria com Pedro da Silva Martins.
O Dia Internacional do Livro Infantil celebra-se anualmente a 2 de abril por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY). O IBBY criou esta efeméride em 1967, para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen -autor de algumas das histórias para crianças mais lidas em todo o mundo- nascido nessa data, em 1805.
Esta é uma atividade promovida pelo Município de Peniche.