>
A MARAFONA é:
Artur Serra – Canto, Adufe, Bilha, Berimbau, composição e letras
Cláudio Cruz – Contrabaixo, composição e canto
Daniel Sousa – Guitarra Clássica, composição e canto
Ian Carlo Mendoza – Percussões, canto e composição
Gonçalo Almeida – Guitarra Portuguesa, Cavaquinho, Campaniça, Gaita-de-foles, Tracanholas, composição e canto
Cláudio Cruz – Contrabaixo, composição e canto
Natural do Pico, Açores, iniciou os estudos de música em 2003 com a Frequência no curso de Contrabaixo, no Centro de Estudos Musicais do Porto.
Frequentou ainda no Porto, a Masterclass de contrabaixo na ESMAE, com Thierry Barbé, assim como os Workshops de Percussão e Jazz Fusão promovidos pela Casa da Música.
Em continuidade na aprendizagem deste instrumento, cumpriu o curso de Contrabaixo, Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa.
Em 2010 terminou o curso superior de Composição, Escola Superior de Música de Lisboa...........
Daniel Sousa – Guitarra Clássica, composição e canto
Nascido em Oeiras, começou a estudar Guitarra com 15 anos na Escola de Música Crescendo em Oeiras.
Passou também pela Escola de Música de Nossa Sra do Cabo e pela Escola Profissional de Música de Almada. Frequentou o curso superior de composição da Escola Superior de Música de Lisboa do qual pediu transferência para o curso superior de guitarra da ESML como aluno de António Jorge Gonçalves onde concluiu a licenciatura.
Tem actuado a solo ou com o quarteto Zyryab por todo o país e num ciclo de concertos na Suécia e integrava o grupo Pano Cru.
Fez a estreia de uma obra para guitarra solo e electrónica em tempo real do compositor Sérgio Leandro no Festival Música Viva no Centro Cultural de Belém.
Lecciona desde a fundação no Conservatório de Música de Cascais e na Escola de Música Crescendo (onde inicíou os estudos).......
Ian Carlo Mendoza – Percussões, canto e composição
Nasceu em Culiácan, Sináloa, México.
Inicia os estudos musicais aos oito anos de idade na disciplina de piano, mas depois dedica-se a estudos de técnicas de percussão de orquestra, na Escuela de Música de la Universidad Autonoma de Sinaloa (EMUAS), na Escuela de Artes Jóse Limon de la Direccion de Investigación y Fomento de la Cultura Regional (DIFOCUR), e master classes, ateliers e workshops na Universidad Autonoma de México, assim como na Academia de Amadores de Música, em Lisboa.
Realizou a sua aprendizagem, entre outros, com: Steve Shick, Duncan Patton, Antonio Sanchez, João Delgalarrondo, Baltazar Hernandez, David Espinoza e Luis Cascão.
Foi membro fundador dos ensambles de percussão contemporânea, Ketiak Percussion Ensemble e de Kiclaroian Experimental Percussion; convidado especial pela Orquestra de San Nicolas de Hidalgo em Guanajuato, México......
Gonçalo Almeida – Guitarra Portuguesa, Cavaquinho, Campaniça, Gaita-de-foles, Tracanholas, composição e canto
Natural de Coimbra, iniciou-se no cavaquinho com cinco anos, pela mão do Pai, co-fundador da Brigada Victor Jara, com ele ingressa no grupo E Viva a Música, ainda em actividade.
Na adolescência tocou guitarra em vários grupos “de garagem” e um pouco mais tarde aceita o convite para tocar baixo na banda de covers Wild Angels, já com grande actividade musical no Algarve, onde então residia.
Licenciou-se em Educação Musical, em Viseu e lecciona a disciplina desde 2001 a alunos do 2º ciclo.
Em Viseu abraçou diversos projectos musicais: Espectáculo Ópera do Bandoleiro com Carlos Clara Gomes e Trigo Limpo, do Teatro Acert; o grupo Maré Alta, projecto que homenageava o 25 de Abril e seus cantores; o grupo Nora Luca, banda de originais pop-rock; o quarteto de jazz Zig Jazz; grupos de baile Fórum e República........