>
Está em... início
Informação Cultural
Domingos Lobo apresenta Lisboa, Modos de Habitar no próximo sábado no Seixal
Informação Cultural
Domingos Lobo apresenta Lisboa, Modos de Habitar no próximo sábado no Seixal
Lisboa, Modos de Habitar é o título do livro de Domingos Lobo que vai ser apresentado no próximo sábado, dia 30 de maio, às 21 horas, no foyer do Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal. A apresentação estará a cargo do poeta e ensaísta José Manuel de Vasconcelos e conta com a presença da intérprete e compositora pioneira da guitarra portuguesa, Luísa Amaro, e do ator Manuel Diogo. A iniciativa surge inserida no projeto Conversas com a Escrita, que traz regularmente ao Seixal vários escritores de livros recentemente lançados.
Domingos Lobo estreou-se, como ficcionista, com um dos romances considerados canónicos sobre a guerra colonial Os Navios Negreiros Não Sobem o Cuando. Seguiram-se, na ficção: Pés Nus Na Água Fria; As Máscaras Sobre o Fogo e As Lágrimas dos Vivos. É igualmente poeta, dramaturgo e ensaísta, tendo, em 2005, reunido alguns textos de crítica e intervenção literária no volume Desconstrutor de Neblinas. Tem textos de análise crítica publicados nas revistas Vértice, Escritor, Revista Alentejo, Seara Nova, EntreLetras e Jornal do Brasil.
Sobre o livro
Lisboa, Modos de Habitar, de Domingos Lobo, reúne um significativo conjunto de poemas que levam por título lugares da cidade de Lisboa de que a memória se mostra prisioneira. Um itinerário pessoal, com algumas revisitações festivas à infância.
Este livro de Domingos Lobo fala-nos do sentido íntimo e profundo da habitação. Traz-nos olhares, vivências e incomodidades do viver e queixas várias.
Poemas que, como refere José Manuel de Vasconcelos no prefácio do livro, são «um balanço que só a sobriedade da idade permite, essa sobriedade que leva a que fechando as portadas da janela, voltemos para dentro de casa e olhemos a cidade num espelho que não mente (…)».