A freguesia de Sobreira (Paredes) acolheu, este fim-de-semana, a penúltima prova do Campeonato Nacional de Enduro.
A Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate competiu nesta prova com os pilotos Victor Oliveira em Husqvarna TE310 e Elias Rodrigues em Husqvarna TE250, ambos na classe Open.
O percurso de 40kms com as especiais incluídas, foi percorrido pelos pilotos da equipa, por três vezes no primeiro dia de prova e quatro no último.
Os pilotos tiveram de enfrentar uma prova bastante difícil devido às altas temperaturas sentidas durante este fim-de-semana e ao intenso pó durante todo o trajeto. A especial noturna contou com uma larga aderência do público.
O piloto Elias Rodrigues alcançou o 6º lugar. No sábado, enquanto lutava pela vitória na classe, uma pedra encravou a corrente da moto, partindo-a. Com este problema, Elias Rodrigues perdeu 24 minutos para os outros pilotos.
Relativamente a esta prova o piloto referiu: " Hoje correu tudo muito bem, venci a minha classe! Ontem, a corrente da moto partiu-se na Cross Test e isso atrasou-me um pouco. Mas no geral, a prova correu-me bem."
O piloto de Caminha, Victor Oliveira, teve de abandonar a competição no primeiro dia pois um galho cortou um cabo da parte eléctrica da sua moto. Durante o segundo dia, o piloto batalhou por alcançar um lugar no pódio mas uma queda na última especial fê-lo ficar pelo quinto lugar da classe. O piloto declarou: "
Hoje a prova correu bastante melhor. Ontem tive muito azar tanto durante o dia como na especial noturna, e isso prejudicou-me no tempo. Hoje tudo correu pelo melhor, consegui imprimir ritmo e ajudar o Elias. Foi um bom treino."
No primeiro dia de competição, as instituições Associação de Desenvolvimento de Rebordosa e O Refúgio do Amanhecer acompanharam a Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate no âmbito do projeto "Um dia com a Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate ".
Crianças e jovens destas duas instituições ficaram assim a conhecer uma prova do campeonato nacional na modalidade de Enduro. Joel Azevedo, educador d´O Refúgio do Amanhecer mencionou a importância deste tipo de projetos de cariz social: " Achei muito bom, serviu para eles terem um contato mais direto com o desporto motorizado e com as provas de Enduro. " Cátia Baltarejo, educadora da Associação de Desenvolvimento de Rebordosa reforçou essa mesma importância: " Foi um dia bastante proveitoso e agradável para nós. É sempre gratificante recebermos convites para atividades diferentes e novas experiencias como esta. " Por sua vez, João Pereira - jovem residente na instituição O Refúgio do Amanhecer - afirmou com entusiasmo: " Gostei muito! Foi uma nova experiencia para mim, foi bastante divertido o dia. "
O team manager da equipa, Pedro Bianchi Prata, comentou a prestação dos pilotos da sua equipa na penúltima prova de Enduro: "Esta vitória foi um conjunto de vários factores, a moto esteve espectacular, o piloto muito bem física e tecnicamente, a equipa técnica sem quaisquer falhas, foi uma vitória merecida por todo o trabalho que tem sido feito fora e dentro das provas. O Elias tem se esforçado muito, o nosso PT Rui Sousa tem feito um trabalho muito bom e hoje notou-se, pois fisicamente esteve muito bem. O nosso mecânico Sr. Elias tem preparado a moto até ao mais pequeno pormenor... e tudo isto só pode resultar em vitórias. Vamos continuar a trabalhar para mostrar aos nossos patrocinadores que a Equipa Bianchi Prata é uma boa aposta. "
A próxima prova da Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate será 16 e 17 de Julho em Gondomar, última prova do Campeonato Nacional de Enduro 2011.